Em 17/09/2014 às 17h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vereadores criam Comenda para professores e secretários terão de prestar contas ao Legislativo

Os vereadores aprovaram todas as proposições da Pauta em sessão que terminou antes das 21 horas

Os vereadores aprovaram todas as proposições da Pauta em sessão que terminou antes das 21 horas

Download
Os vereadores da Câmara Municipal de Cataguases aprovaram as quatro proposições inscritas na pauta da sessão ordinária que foi realizada na noite dessa terça-feira, 16 de setembro. Pela Ordem do Dia, a primeira apreciação tratou do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 62/2014, que "dispõe sobre a cessão de servidores públicos entre órgãos dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Defensoria Pública e dá outras providências". 

A proposta apresentada pelo vereador Geraldo Majella Mazini recebeu parecer favorável da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação, mas contrário da Procuradoria da Câmara Municipal. "Não pode haver essa interferência na independência dos poderes, porque é competência do Estado legislar sobre seus servidores", disse o procurador da Casa, advogado José Henriques.

Conforme artigo 1º do texto aprovado, "ficam autorizados os Chefes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Defensoria Pública a realizar cessão dos servidores públicos efetivos entre si e aos demais entes da administração pública direta deste Município, de acordo com a Lei nº 8.112/90 e Decreto Federal 4.050/2001". 

Outra proposição acolhida na reunião  foi o Projeto de Lei nº 42/2014, formulado pelo vereador Fernando Pacheco Fialho, com objetivo de instituir o Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho) no âmbito do município de Cataguases. De acordo com o proponente, a Lei será importante porque determinará que o Sistema Único de Saúde (SUS) faça o teste nas crianças, do nascimento até os seus seis meses de vida. Assim, muitas doenças visuais poderão ser detectadas ainda em fase inicial, podendo ser tratadas de forma especializada e adequada.

imageO terceiro assunto que recebeu aprovação dos vereadores nessa sessão foi o Projeto de Decreto Legislativo, proposto pelo vereador Geraldo Majella, para criar a Comenda Municipal do Mérito Educacional "Professor Ady Resende", que "será conferida aos Professores do Município de Cataguases, na ativa, que se destacam e contribuem para o desenvolvimento educacional de nosso Município, e consequentemente do Estado de Minas Gerais e do Brasil". Já no mês de outubro deste ano, quinze desses profissionais deverão receber a honraria que também será entregue ao professor Ady Resende, juntamente com uma Moção de Congratulação.

Antes de terminar, a reunião ordinária desta semana ainda revelou a aprovação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica, formulada por João Manoelino da Silva Bolina, Geraldo Majella e Maurício do Vale Rufino. Assinada também pelos vereadores Paulo Sérgio Ribeiro Ventura e Luiz Carlos da Silva Sodré, a proposição, uma vez aprovada, determinará que os secretários municipais de Cataguases, a cada ano, façam prestação de contas na Câmara Municipal, apresentando ações e projetos desenvolvidos no âmbito de suas Pastas. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: proposição, vereador, sessão, câmara, municipal





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: