Em 12/09/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Moradores do Bairro Colinas conhecem o Projeto Rede de Vizinhos Protegidos da Polícia Militar

O Projeto Rede de Vizinhos Protegidos busca redução de crimes a residências com a participação preventiva dos moradores

O Projeto Rede de Vizinhos Protegidos busca redução de crimes a residências com a participação preventiva dos moradores

Download
Na noite dessa quinta-feira, 11, a Polícia Militar em Cataguases reuniu cinquenta moradores do Bairro Colinas para apresentá-los a Rede de Vizinhos Protegidos, cujo objetivo é criar mecanismos que coíbam a ação criminosa e melhorem a proteção pessoal e patrimonial. O evento ocorreu na Igreja Católica Sagrada Família, onde o sargento Jorge Roberto, coordenador do projeto, falou sobre a implantação e o funcionamento da Rede, destacando que a proposta é fazer com que os vizinhos se organizem em laços de vigilância mútua, de modo que todos funcionem como "câmeras vivas" atentas a qualquer situação suspeita.

"A segurança pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos. A atenção da população é fundamental para oimage êxito do trabalho da Polícia Militar", disse o sargento aos participantes do encontro, na presença do também militar soldado Fortunato. De acordo com os policiais, um crime acontece devido a três fatores: o desejo do criminoso de realizá-lo, a ausência da polícia no momento e a oportunidade dada pela vítima. Nesse sentido, eles ressaltaram que a Rede de Vizinhos Protegidos é importante, porque justamente reforça nas pessoas a consciência de que simples atitudes podem fazer a diferença quando o assunto é segurança.

Ao fim da reunião, os participantes receberam formulário de cadastramento para que os interessados se inscrevam e também motivem outras pessoas a fazer parte da Rede. A intenção da Polícia Militar é fazer com que o projeto se espalhe pela cidade, como já acontece em ruas nos bairros Palmeira, Bandeirantes, Taquara Preta, Santa Cristina e Centro. Para concluir, o coordenador da Rede de Vizinhos Protegidos explicou que a PM deve ser acionada sempre que for constatada uma situação suspeita, mas, além disso, é necessário que os vizinhos estejam sempre em contato e combinem sinais alternativos de comunicação para que sejam utilizados se preciso. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: polícia militar, rede, vizinhos, protegidos, segurança





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: