Em 05/09/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Escolas da rede municipal de ensino ingressam no Programa "Mais Educação" do governo federal

Através do "Mais Educação" os alunos desenvolvem outras habilidades como música e canto, entre outras

Através do "Mais Educação" os alunos desenvolvem outras habilidades como música e canto, entre outras

Download
Quatorze escolas da Rede Municipal de Ensino de Cataguases oferecem aos estudantes do Ensino Fundamental a oportunidade de realizar oficinas artísticas, culturais e sociais, através do programa "Mais Educação", do Governo Federal. Com isso, os alunos estudam em tempo integral (7 horas por dia) e, conforme destacou a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Cataguases, Sandra Moutinho, por meio das oficinas, eles adquirem conhecimentos valiosos, que antes não eram ofertados pelo ensino público no município.

Sandra revelou à reportagem do Site do Marcelo Lopes que o "Mais Educação" atende cerca de dois mil alunos distribuídos pelas escolas municipais de Cataguases, com exceção apenas de duas, que não fizeram a adesão ao programa, alegando "não se sentirem preparadas" (não possuem espaço suficiente) para executar proposta. "Nessa quarta-feira, 3 de setembro, começaram as oficinas  de Jornalismo e Circo na Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha (CAIC), mas cada uma das demais instituições escolheu as suas próprias atividades. Tem música, capoeira, atletismo, dança, entre diversas outras", explicou a coordenadora, lembrando que os professores responsáveis pelas oficinas são voluntários habilidosos que só recebem ajuda de custo do MEC para pagar locomoção e alimentação.

imageA secretária municipal de Educação, Luciana Moreira, juntamente com a técnica em Educação, Cristina Xavier, também falaram ao Site sobre o projeto quando revelaram estarem contentes pela grande adesão das escolas da Rede Municipal de Cataguases ao programa "Mais Educação". "Recentemente recebemos ligação do MEC (Ministério da Educação), parabenizando as escolas pelo entendimento de que essas atividades são importantes para o desenvolvimento dos alunos", revelou Luciana, frisando que "o tempo integral é a educação do futuro", porque, além de oferecer ao estudante as já instituídas quatro horas de ensino regular, proporciona ainda três horas de múltiplos aprendizados, finalizou a Secretária de Educação. 

O Programa "Mais Educação" foi instituído pelo MEC em 2010 e constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular visando alcançar a Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: escolas, rede municipal de ensino, educação, integral





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: