Em 04/09/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Segunda dose: Saúde inicia nova campanha de vacinação contra o HPV

Meninas na faixa etária de 11 a 13 anos de idade devem receber a segunda dose da vacina

Meninas na faixa etária de 11 a 13 anos de idade devem receber a segunda dose da vacina

Download
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua coordenação de Imunização/Epidemiologia, iniciou na última segunda-feira, 1º de setembro, a campanha de vacinação da segunda dose contra o HPV.  A meta é vacinar 80% da população alvo, meninas na faixa etária de 11 a 13 anos de idade em 2014. 

A vacinação contra o HPV no Sistema Único de Saúde – SUS, teve início em 10 de março deste ano e, até o momento, 1381 meninas foram vacinadas. Esta vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível no município na Policlínica, PSF Leonardo, PSF Bandeirantes, PSF Granjaria, PSF Paraíso, PSF Vista Alegre e PSF Sereno. 

De acordo com a Coordenadora de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, "para a segunda dose é necessário que todos os esforços sejam empreendidos para que altas coberturas vacinais sejam alcançadas, uma vez que a segunda dose da vacina é fundamental para garantir a proteção da adolescente até o recebimento da 3ª dose", disse.

O objetivo da vacinação contra HPV no Brasil é prevenir o câncer do colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A vacinação possibilitará prevenir essa doença nas próximas décadas, que representa hoje a quarta principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

 "Cabe lembrar que vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e também não substitui o rastreamento do câncer. Da mesma forma, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais", explicou Sirlane Cardoso. 

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Embora tenha baixa frequência, pode ocorrer infecção por sexo oral. A vacina não é indicada em gestantes, uma vez que não há estudos conclusivos em mulheres grávidas até o presente momento. Se a menina engravidar após o início do esquema vacinal, a dose subsequente deverá ser adiada até o período pós-parto. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: saúde, vacina, campanha, HPV, meninas





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: