Em 02/09/2014 às 10h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Mineradora é condenada pelo STJ por desastre ambiental no Rio Muriaé em 2007

Download
A mineradora Rio Pomba Cataguases foi condenada a recompor os danos materiais e morais que aconteceram após o vazamento de lama tóxica em 2007. A decisão foi do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que julgou o recurso repetitivo, e foi pulicada nesta segunda-feira (1º).

O desastre ambiental atingiu diversas cidades em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, deixando um grande número de famílias desabrigadas, principalmente nos municípios mineiros de Muriaé e Miraí. Na ocasião, cerca de 2 bil~hoes de litros de resíduos contaminados por bauxita vazaram da barragem da empresa após uma forte chuva.

A decisão do STJ vai orientar a solução de processos idênticos que tramitam nas instâncias inferiores. Apenas em Muriaé, 3.938 ações envolvem a mineradora e outras 500 em Miraí.

Em janeiro de 2007, logo após o acidente, o governo de Minas Gerais determinou o fechamento da Mineração Rio Pombas Cataguases. Um ano antes, em março de 2006, a mesma barragem já havia se rompido, com vazamento de resíduos tóxicos para o ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Guia Muriaé, com informações da EBC

Tags: mineradora Rio Pomba Cataguases - condenação - STJ





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: