Em 28/08/2014 às 12h14 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Canteiros da Praça Santa Rita estão sendo restaurados mas a reforma está adiada

Os canteiros da Praça Santa Rita estão sendo restaurados de acordo com o projeto original

Os canteiros da Praça Santa Rita estão sendo restaurados de acordo com o projeto original

Download
Os canteiros da Praça Santa Rita, em Cataguases, começam a ser restaurados através de recursos do Ministério da Cultura e Turismo, graças a projeto aprovado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No total, serão destinados R$137.618,63 para essa reestruturação que incluirá o replantio de espécies vegetais originalmente projetadas para o local pelo renomado arquiteto-paisagista Burle Marx.

No dia 21 de agosto o inspetor técnico da Superintendência Regional do IPHAN em Belo Horizonte, arquiteto Ulisses Vanucci, esteve em Cataguases e conversou com o prefeito Cesinha Samor, enquanto observava detalhes da revitalização a ser realizada. Junto com eles, também estiveram reunidos os secretários municipais José Ricardo Martins Junqueira (Cultura e Turismo) e Alberico Dutra de Siqueira (Obras), além do engenheiro Thiago Segall Couto (servidor da Secretaria de Obras) e dos representantes da empresa licitada para executar o serviço (Fruticultura Plantar), Adeilton Pascoaline Magalhães e Elcio Azevedo.

Os trabalhos de reestruturação do paisagismo da Praça Santa Rita já começaram e funcionários da Fruticultura Plantar, orientados pelo responsável técnico João Paulo de Andrade, iniciaram a remoção da grama existente nos canteiros. De acordo com previsão contratual, a conclusão dos trabalhos será daqui a quarenta dias e não haverá necessidade de interditar a Praça no decorrer desse período.

image

A reforma da Praça Santa Rita ainda não tem data para começar
A reforma dos bancos em pastilhas, do piso em pedra portuguesa e do espelho d’água existentes na Praça Santa Rita estava prevista para iniciar no dia 2 de julho deste ano, mas ainda não começou. Nesta terça-feira, 26 de agosto, o secretário de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira, solicitado pela reportagem do Site do Marcelo Lopes, esclareceu o motivo que determina o atraso. Segundo ele, a empresa AB Projetos, de Belo Horizonte, ganhou a licitação para executar essa etapa da restauração, contudo, desistiu de assinar o contrato e agora será necessário que se faça outro processo licitatório para saber qual empresa terá direito a prestar o serviço.

O secretário revelou que, por esse motivo, o prefeito Cesinha Samor teve que reiterar o pedido ao engenheiro do IPHAN, Ulisses Vanucci, para que Cataguases não perca o recurso destinado à referida intervenção civil na Praça Santa Rita. 

"Pelo que Ulisses nos informou, isso tem que ser feito esse ano, ou a gente perderia a licitação. Por isso, o Cesinha marcará audiência com Michele Arroyo, superintendente do IPHAN em Belo Horizonte, para tentar resolver a questão", disse o titular da Secretaria de Cultura e Turismo. Ele também ressaltou que a realização de uma nova licitação não depende da Prefeitura Municipal de Cataguases, pois o processo todo é feito direto pelo IPHAN, através de acordo com o Ministério da Cultura. 

Zeca Junqueira espera que haja uma solução para esse problema e acredita que a reforma da Praça Santa Rita não ficará incompleta. "Pode até demorar um pouquinho, mas eu acredito que tem uma solução sim", finalizou o secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: canteiro, praça, Santa Rita, obra, reforma





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: