Em 21/08/2014 às 20h04 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cesinha questiona seriedade das denúncias contra a Saúde e nega privilegiar vereador

O prefeito também disse que não quis prejudicar ninguém ao baixar o decreto que paralisou a Viação Dorico

Cesinha, com o Procurador Geral do Município ao fundo, Rafael Vieira, falou sobre as denúncias

Cesinha, com o Procurador Geral do Município ao fundo, Rafael Vieira, falou sobre as denúncias

Download
O prefeito de Cataguases, José Cesar Samor, falou pela primeira vez sobre o descredenciamento da Viação Dorico e as denúncias feitas na Tribuna da Câmara por duas ex-funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde. Na manhã desta quinta-feira, 21 de agosto, ele recebeu em seu gabinete para uma entrevista exclusiva, o jornalista e apresentador Sousa Mendonça (foto abaixo), da Rádio Brilho FM. Sousa, gentilmente, cedeu cópia da gravação ao Site do Marcelo Lopes que destaca, abaixo, os principais pontos da entrevista.

Nessa quarta-feira, 20, o prefeito decretou a caducidade da concessão para serviços de transporte coletivo urbano em Cataguases da Viação Dorico, hoje AWM Turismo Ltda. A medida dividiu a população, visto que as reclamações contra a empresa se repetiam diariamente e já havia uma decisão no sentido de que ela se adequasse para continuar em funcionamento. Uma boa parte da opinião pública que, inclusive, se manifestou no site após ler a notícia, questiona e lamenta o desemprego provocado pelo decreto. 

imageSobre o assunto o prefeito Cesinha Samor foi enfático: "Eu tentei de todas as formas (evitar o fechamento da empresa). Eu tenho a minha consciência tranquila. O serviço não estava sendo bem prestado. Isso todo mundo sabe! Eu não quis prejudicar ninguém.", afirmou em tom de voz elevado. E continou explicando sua atitude: 

- Isso não foi feito da noite pro dia. Sei que existem aí cerca de noventa famílias, no momento desempregadas, mas o que acontece é que eu recebi uma comunicação do Ministério Público em novembro para tomar as medidas. Fizemos e só em fevereiro que chamamos os donos da Dorico aqui, conversamos e dissemos a eles o que estava acontecendo e que não podia continuar. E eles tinham seis meses para adequar tudo direitinho, porque o serviço não estava sendo bem prestado", ressaltou novamente.

Cesinha também revelou conhecimento sobre o problema de acerto entre as empresas referente à venda dos vales transportes. "Eu escutei isso aqui deles em uma reunião e cheguei a falar com eles que fizessem o acerto entre eles. Porque o Luciano diz que eles estão lhe devendo. E já houve o inverso, de que o Luciano devia pra eles... Agora prece que está na justiça, mas neste caso ele demorou a entrar na justiça", opinou o prefeito. 

Ele ainda comentou sobre a possibilidade de as empresas concorrentes absorverem a mão de obra da Dorico. "Não era possível absorver os empregos da Dorico. Eu acredito que elas terão que contratar mais profissioonais, e elas podem pegar alguns da Viação Dorico. Cesinha encerrou o assunto reiterando o desejo de realizar a licitação do transporte público no município: "Nós vamos licitar essas linhas em no máximo 90 dias e vamos licitar as outras linhas também. Não é só de Dorico não. Vamos licitar as outras. Você pode ter certeza!, exclamou. 

imageDenúncias de irregularidades na Saúde
Sousa Mendonça também abordou o assunto que vem sendo discutido em toda a cidade. A denúncia feita por duas ex-funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases feitas na tribuna da Câmara Municipal na última terça-feira, 19, durante sessão ordinária. Jenaine Aparecida de Oliveira Silva (foto ao lado) e Elisângela Neila Soares Russi, contaram em detalhes o que seriam abusos e irregularidades praticadas pelo titular daquela pasta, Geraldo Antonucci. Dentre estas destaca-se o uso de um carro daquela Secretaria, com dois funcionários da prefeitura que teriam levado ao Rio de Janeiro o filho do Secretário para tratamento de saúde.

Cesinha começou a responder questionando o fato das denúncias terem acontecido somente após serem demitidas: "Só agora elas sabiam dessas mazelas todas? Por que não vieram há quatro, um mês, sessenta dias, aqui, procurar a mim, a outras pessoas para dizer: aqui tá acontecendo isso, isso, e isso. Agora que perdeu o emprego vem dizer... Ah! Eu não fui porque tinha medo de perder o emprego. Não perdeu? Então deveria ter vindo antes, procurado o Procurador. Eu fiquei sabendo dois dias antes delas irem à Câmara. Porque não me procuraram antes?", repetiu o prefeito em tom de indignação.

imageSobre a acusação de que teria dado ordens expressas ao Geraldo Antonucci (foto ao lado) para atender a todos os pedidos do vereador Fernando Pacheco, ele assim explicou: Eu quero deixar bem claro o seguinte: Eu não precisaria falar para atender o Fernando Pacheco, só. Eu atendo todos os vereadores que aqui vem", assegurou. Sobre o motivo da demissão das duas profissionais, o prefeito disse que ele apenas assina a demissão. "É o Geraldo que tem que saber e tem que falar porque foram demitidas, não é o Cesinha. Quando chegam aqui eu assino", disse.

Por fim, o prefeito disse sobre as providências que irá tomar a este respeito: Eu vou chamar o secretário aqui e perguntar a ele sobre isso que tá acontecendo. O meu governo é um governo limpo. Todas as denúncias tem que ser apuradas. Quanto as providências cabíveis, já estou tomando, procurando saber. (...) Já estive com o secretário e ele tá me posicionando e falou que não tem nada disso", finalizou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Dorico, Cesinha, ônibus, Saúde, vereador, denúncias





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: