Em 13/08/2014 às 13h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Câmara aprova lei do REFIS e atende Requerimentos em regime de urgência

Os vereadores aprovaram projeto de lei em regime de urgência e alguns Requerimentos

Os vereadores aprovaram projeto de lei em regime de urgência e alguns Requerimentos

Download
A sessão ordinária da Câmara Municipal, do dia 12 de agosto, teve sua pauta alternada devido a dois requerimentos de urgência, que exigiram atenção dos vereadores. Entre eles, o apelo feito por vários empresários locais para que o legislativo dê preferência para que o projeto de lei sobre o Código de Zoneamento Urbano seja votado na próxima sessão, no dia 19. A reunião foi presidida pelo vice-presidente da Mesa Diretora, Fernando Rodrigues do Amaral.

O outro requerimento, pedido por Walmir Linhares, solicitou a presença do coordenador da Catrans, órgão municipal responsável pelo trânsito e transporte em Cataguases, Capitão Hélio de Andrade, para dar explicações sobre o que será feito em relação às linhas de ônibus suspensas por decisão judicial no município. Os dois pedidos de urgência foram aprovados pela Câmara, em apelo para a votação do projeto referente ao Código de Zoneamento Urbano, os empresários Sertório Duarte, Humberto Lanzieri e Camilo Vicente, se pronunciaram na Tribuna da Câmara.

image"Queremos que alguns locais, como a Avenida Astolfo Dutra, principalmente a região do Vicking Lanches, sejam uma zona mista, onde o comércio é autorizado. Tenho certeza que todos aqui querem o progresso de Cataguases, esta cidade está engessada e precisamos fazê-la crescer", disse Sertório Duarte (foto ao lado). Já Humberto Lanzieri (foto abaixo) pediu espaço para o comércio, para que este não fique limitado ao centro urbano e possa expandir para outros bairros, contendo assim o aumento do valor dos alugueis nesta região.

Na ocasião, os vereadores também votaram em regime de tramitação de urgência, o projeto do executivo sobre o REFIS, Programa de Recuperação Fiscal. Trata-se de um regime de parcelamento de débitos fiscais para pessoas jurídicas com dívidas perante a Secretaria da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e o Instituto Nacional do Seguro Social. "O programa vai dar mais possibilidades aos munícipes, que estão com o IPTU atrasado, de pagarem em parcela única com desconto. Ele facilita o pagamento de determinados tributos municipais. O que nós aprovamos hoje vai permitir o parcelamento e a exclusão de algumas multas, caso o IPTU seja pago em parcela única" explicou o vereador Maurício Rufino.

imageDe volta à pauta inicial, o primeiro projeto votado e aprovado, de número 25/2014, de autoria de José Augusto Titoneli, é referente à publicidade em ônibus coletivos urbano. Neste projeto as empresas de transporte coletivo tem autorização de explorar a publicidade e propagandas nos ônibus, em seus vidros traseiros e em vidros que separa o motorista dos passageiros, obedecendo a determinadas condições. Desta forma, segundo o autor, parte dos recursos obtidos com a publicidade, será repassada à prefeitura e o restante para as empresas que veicularem as publicidades.

Na sessão, os projetos de lei de número 27 e 27/2014, propostos por Antônio Batista Pereira (Beleza) e Fernando Pacheco foram unificados por conterem o mesmo conteúdo. Trata-se da autorização para que a Rua Projetada nº 11, no bairro Santa Clara, seja denominada Rua Vereador Célio Moreira da Costa. A homenagem é ao líder comunitário que exerceu a função de vereador por três mandatos e era aposentado da Companhia Mineira de Papéis, onde trabalhou por 33 anos.  Ele faleceu no dia 02 de abril de 2014, aos 75 anos de idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: Refis, Requerimentos, Código, Zoneamento Urbano, Vereador





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: