Em 09/08/2014 às 19h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Erro no IPTU leva prefeitura de Guarani a devolver dinheiro aos moradores

Paulo César Neves, prefeito de Guarani, durante as comemorações do centenário daquele município

Paulo César Neves, prefeito de Guarani, durante as comemorações do centenário daquele município

Download
O município de Guarani, situado a 56 km de Cataguases, deverá ressarcir aos contribuintes o valor referente ao reajuste da taxa de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) 2014, considerada indevida. Um acordo já foi assinado com o Ministério Público, tendo a administração municipal reconhecido o erro e assumido o compromisso de devolver o valor.

A irregularidade se deu devido ao aumento do tributo ter se dado por meio de decreto municipal, o que é vedado pela Constituição Federal.

"Os valores a serem restituídos, entre 01/09/2014 a 30/10/2014, referem-se à cota única paga pelo contribuinte ou ao valor excedente pago na primeira parcela por aqueles que preferiram o parcelamento do tributo. Novos boletos com os valores corrigidos deverão ser entregues até o dia 20 de agosto. O desconto de 5% para aqueles que pagaram o imposto à vista será mantido", esclarece nota publicada no site do Ministério Público de Minas Gerais.

Os contribuintes que não procurarem a prefeitura até o fim do prazo da restituição (30/10/14) também serão restituídos, por meio de compensação no IPTU de 2015. Todas as regras foram estabelecidas por meio de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

Em caso de descumprimento de termos do acordo, há previsão de multa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Ubá em Pauta

Tags: Guarani, IPTU, prefeitura, contribuinte, moradores, imposto





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: