Em 08/08/2014 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretaria de Educação tem até 15 de agosto para finalizar o cadastramento do Censo Escolar 2014

o cadastro está sendo coordenado por servidores da Secretaria Municipal de Educação que estão acompanhando o trabalho das escolas.

o cadastro está sendo coordenado por servidores da Secretaria Municipal de Educação que estão acompanhando o trabalho das escolas.

Download
Dia 15 de agosto é o prazo final da coleta de dados do Censo Escolar 2014. Até esta data, os gestores de escolas públicas e particulares de todo o país devem prestar informações detalhadas sobre alunos, professores, escolas e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica. Em Cataguases, a Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando em conjunto com as escolas municipais para a finalização deste cadastro.

O Censo Escolar, realizado todos os anos, é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Abrange o ensino regular - educação Infantil e ensinos fundamental e médio, educação especial e educação de jovens e adultos - EJA.

No município, o cadastro está sendo coordenado por servidores da Secretaria Municipal de Educação que estão acompanhando o trabalho das escolas.  "Os trabalhos de inserção e vinculação de alunos até o momento estão indo bem, e um dos problemas enfrentados pelas escolas e Secretaria de Educação é a ocorrência de duplicidade no número da Certidão de Nascimento entre os alunos, o que vem gerando algum atraso no cadastramento", explicou o técnico educacional, Leonardo Campos.

Observado esse problema, a orientação da Secretaria é que a família do aluno vá até o Cartório de Registro em Cataguases e solicite a revisão e retificação do número da Certidão de Nascimento. Somente assim, a escola poderá proceder na inclusão dos dados corretos da Certidão de Nascimento.

O Censo Escolar é um diagnóstico nacional da educação básica e serve de referência para a formulação de políticas públicas nacionais e execução de programas que preveem transferência de recursos públicos, como merenda, transporte escolares e distribuição de livros didáticos. As informações sobre rendimento e abandono escolar fornecem dados para se determinar o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de qualidade do ensino no País. (Foto: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: ensino, educação, censo, escolar, estudante





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: