Em 06/08/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vigilância Sanitária alerta sobre os riscos da Hepatite B em profissionais manicures

Todas as manicures devem procurar a Policlínica municipal para serem vacinadas contra a Hepatite B

Todas as manicures devem procurar a Policlínica municipal para serem vacinadas contra a Hepatite B

Download
Prevenir ainda é a melhor solução, por isso, a equipe da vigilância sanitária, órgão fiscalizador da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma campanha de vacinação aos cidadãos cataguasenses contra o vírus da Hepatite B. Nesta ação, um público específico está sendo observado com atenção: as profissionais manicures. 

Entre as atribuições da Vigilância Sanitária está a realização de ações educativas a partir do perfil produtivo da cidade. "Percebemos que existe um grande número de manicures e sempre procuramos alertar, seja por meio de palestras ou visitas aos estabelecimentos, sobre o perigo de contaminação que existe nesta profissão. Fazemos a campanha para alertá-las pelo fato da Hepatite ser uma doença de fácil transmissão na qual os sintomas não são muito perceptíveis, por isso os cuidados devem ser redobrados", disse a coordenadora da Vigilância Sanitária, Roseli Batista Ferreira (foto abaixo).

imageConsiderada uma doença silenciosa, a Hepatite B se transmite principalmente ao compartilhar material de uso coletivo como alicates de unha, objetos que furam ou cortam, por seringas, agulhas, cachimbos de drogas, objetos de higiene pessoal lâminas de barbear e depilar, escovas de dente. Também é transmitida por transfusão de sangue contaminado, da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação e nas relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada.

Como fator agravante, a maioria dos casos de hepatite B não apresenta sintomas, entretanto, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção.

As manicures tem o direito de receber gratuitamente as doses da vacina. Lembrando que a imunização só é efetiva quando se toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

O local para tomar a vacina é na Policlínica Municipal – Sala de Vacina, de segunda à sexta-feira, de 07 às 16:30 horas. O endereço é Rua Ostende Ribeiro, nº50, Bairro Bela Vista, em Cataguases.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: Hepatite B, Vigilância Sanitária, manicure, vacina





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: