Em 06/08/2014 às 11h47 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretário diz que cirurgias de catarata serão retomadas só "quando forem liberadas novas portarias"

Em Astolfo Dutra foram realizadas centenas de cirurgias

Em Astolfo Dutra foram realizadas centenas de cirurgias

Download
Recentemente, mais 51 pessoas residentes em Cataguases passaram por cirurgia de catarata realizada pelo médico oftalmologista Breno Tavares Nogueira e sua equipe, em Sabinópolis, cidade localizada no Vale do Rio Doce. Enfrentar a distância (cerca de 450 km) foi a alternativa que elas encontraram para conseguirem a operação gratuitamente e ficarem livres do problema que afeta o cristalino dos olhos, podendo levar à cegueira. A iniciativa, como da primeira vez, foi do vereador João Manoelino da Silva Bolina, o Joãozinho de Vista Alegre.

Em Cataguases, durante dois meses, cirurgias de catarata foram realizadas no âmbito de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado, mas, antes que a demanda de pacientes no município acabasse, as operações pararam de acontecer e o motivo foi revelado pelo secretário municipal de Saúde, Geraldo Leite Antonucci, na última segunda-feira, 4 de agosto, quando recebeu em sua sala a reportagem do Site do Marcelo Lopes. 

"Catarata é um tipo de cirurgia que está se fazendo quase somente no SUS por mutirões. Vez por outra o Governo solta uma portaria liberando uma parte do recurso para se fazer mutirões de catarata. Já foram feitos em vários lugares e aqui em Cataguases também", disse o secretário municipal, acrescentando que outras operações de catarata só ocorrerão nesse município quando forem liberadas novas portarias. "Enquanto isso, nós encaminhamos os pacientes que aceitam ir para onde existem disponíveis vagas para essas cirurgias e, nesse sentido, disponibilizamos ônibus e enfermeiro acompanhante", completou o titular da Saúde.

imageSobre o número atual de pacientes com catarata em Cataguases, Geraldo Antonucci (foto ao lado) destacou que "a demanda do município está quase zerada" e, de acordo com ele, "de 2013 até hoje foram mais de 1.300 cirurgias de catarata realizadas em pacientes de Cataguases". Desse total, de 100 a 150 procedimentos ocorreram no próprio município, com médicos do quadro de funcionários do Hospital de Cataguases, ainda de acordo com o secretário. 

As outras cirurgias aconteceram em Sabinópolis ou em Astolfo Dutra e foram feitas pela equipe liderada pelo próprio Breno Tavares. Para conseguirem oportunidade de se submeterem àquele procedimento cirúrgico, os pacientes de Cataguases contam com o a articulação do vereador Joãozinho de Vista Alegre. "Estamos atentos a novas pactuações, para podermos repassar ao povo do nosso município chances de se livrarem da catarata. Nesse último mutirão, foram 67 cirurgias, uma vez que 16 pacientes operaram as duas vistas", contou aquele vereador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: catarata, cirurgia, Secretaria de Saúde, Prefeitura, Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: