Em 06/08/2014 às 07h02 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vereadores apresentam projeto de lei para permitir comércio em toda avenida Astolfo Dutra

Iniciativa é dos vereadores Vinicius Machado e Fernando Amaral e, se aprovada, vai regularizar a situação do Viking Lanches e outros pontos comerciais ali existentes

Os vereadores apresentaram projeto de lei liberando a Avenida Astolfo Dutra ao comércio em geral

Os vereadores apresentaram projeto de lei liberando a Avenida Astolfo Dutra ao comércio em geral

Download
A primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Cataguases deste segundo semestre, ocorrida na noite desta terça-feira, 5 de agosto, teve como tema principal a decisão judicial de retirar o Viking Lanches da Avenida Astolfo Dutra, assunto que tomou conta dos cataguasenses na última semana. Com o seu proprietário presente, Cláudio Lúcio Rodrigues, o Dim (no centro da foto ao final da matéria), os vereadores debateram o assunto longamente, revelando-se favoráveis à manutenção daquele ponto comercial no local em que está há mais de vinte anos. 

O tema foi levantado após leitura do projeto de lei que deu entrada naquela Casa Legislativa propondo alterações no Código de Zoneamento, Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo Urbano. De autoria dos vereadores Vinicius Machado e Fernando Amaral, o texto, se aprovado, vai retirar a Avenida Astolfo Dutra da Zona Preferencialmente Residencial, a que pertence atualmente e impede, em um de seus trechos, a instalação de alguns tipos de atividades comerciais.

imageOs vereadores autores do projeto de lei pediram ao presidente que o colocasse em regime de urgência o que permitiria fosse votado já naquela sessão. Fernando Pacheco, porém, usou a prudência e o Regimento Interno para negar o pleito. Ele alegou que precisava conhecer melhor o conteúdo do projeto de lei e também todo o caso que tramita na justiça. Completou dizendo que essa sua decisão não prejudicará o Viking Lanches porque há prazos a serem cumpridos ainda no processo em andamento.

Vinicius e Amaral destacaram que a mudança na legislação eleitoral não pretende beneficiar o Viking Lanches, mas sim fazer justiça àquela região onde já existem diversos pontos comerciais, inclusive no local que é destinado exclusivamente à residências. "Nosso objetivo é dar à Avenida Astolfo Dutra o caráter que ela já tem, que é de uma região onde há residências, acontecem as principais festas da cidade e possui um comércio que atende às necessidades da população", explicaram.

imageLogo em seguida, o primeiro vereador a discursar em defesa do Viking foi Serafim Spíndola. Ele fez diversas considerações e abriu o caminho para os demais colegas se manifestarem. Quase todos se pronunciaram favoravelmente à manutenção do Viking onde está instalado, e os que não falaram demonstraram simpatia à iniciativa. José Augusto Titoneli, também foi enfático em seu pronunciamento pela permanência daquele tradicional trailler de lanches. Já Maurício Rufino foi além, ao dizer que hoje a cidade vive a "judicialização da administração pública" e "não podemos mais continuar ouvindo nas ruas que a Câmara nada faz". Também bastante incisivo, o vereador Michelângelo Correa, disse ter conversado com o proprietário do Viking e revelou a existência de uma espécie de consenso sobre a manutenção do lanche onde está.

imageEncerrada a discussão, teve início a última parte da sessão quando foram votados e aprovados por unanimidade dois projetos de lei de autoria dos vereadores Maurício Rufino e Joãozinho de Vista Alegre. O primeiro alterou a lei municipal 3229/2003 que trata do Passe Livre Provisório ou Permanente para portadores de deficiência em linhas de serviço de transporte coletivo. E o segundo, refere-se à conservação e manutenção das estradas municipais rurais, bem como das vias de acesso às propriedades particulares ou públicas. O único projeto de lei que veio do Executivo, já havia recebido na sessão anterior, uma emenda supressiva de Serafim Spíndola, ganhou agora um substitutivo do vereador Majella e, por isso, o texto retonou às comissões para nova análise.

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Viking, vereadores, Avenida, Astolfo Dutra





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: