Em 26/07/2014 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Curta do cataguasense Emanuel Messias é exibido no Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco

Representantes de Cataguases no Festival em Rio Branco para a exibição do curta "O último natal"

Representantes de Cataguases no Festival em Rio Branco para a exibição do curta "O último natal"

Download
Os cataguasenses Emanuel Messias Mariquito e Tarcísio Vória Carvalho participam do 3º Fest-Cine Geraldo Santos Pereira, organizado pela Associação dos Amantes do Cinema de Visconde do Rio Branco, no período de 21 a 27 de julho. Eles concorrem com o curta-metragem "O último natal", no qual Tarcísio interpreta o eu-lírico do poema "Natal do Tuberculoso", tendo como cenário o Cemitério Municipal São José, em Cataguases, local em que Ascânio Lopes, autor do texto, está sepultado desde 1929, vítima de tuberculose.

Para assistir ao filme, os dois participantes foram na última quinta-feira, 24 de julho, com familiares e amigos até ao auditório Jota Barroso - CAEFF, no centro daquela cidade. Além de "O último natal", o público presente também assistiu aos curtas "Serial" e "O crime", de Bruno Benner, "Um país que espera", de Gustavo Paiva e "A idade da inocência", de Ivann Willig.

De acordo com Emanuel Messias, diretor de "O último natal", a ideia de participar daquele Festival de Cinema surgiu depois de ficar sabendo do concurso cujo prazo de inscrição estava se encerrando. "Não estávamos fazendo um filme para o festival, mas ao saber de sua realização decidimos participar", disse Emanuel, destacando que é a primeira vez que submete uma produção cinematográfica sua a um festival e, por isso, já se sente feliz por ela ter sido selecionada para concorrer ao prêmio.

imageO ator Tarcísio Vória revelou que sua parceria com Emanuel Messias já existe há muitos anos e, segundo ele, quando surgiu a oportunidade de trabalhar em cima da interpretação do poema de Ascânio Lopes o convite foi aceito de prontidão. "Admiro os projetos do Emanuel e me simpatizo muito com as ideias dele. Além disso, esse trabalho me despertou grande curiosidade porque as palavras de Ascânio são impressionantes, como nesse caso em que ele retrata o fim da sua vida já consumida pela doença", ressaltou o ator cataguasense.

O curta-metragem "O último natal" tem direção de Emanuel Messias, edição de Eduardo Henriques, câmera de Hélio Júnior, trilha sonora de domínio público e apoio da Acriar (Associação de Criadores de Arte, Produtores de Eventos Culturais e de Entretenimento). O único ator do filme é Tarcísio Vória, que interpreta Ascânio Lopes perto do seu leito de morte, adentrando-se ao Cemitério, tossindo, escutando o sino da missa do galo e o som dos seus passos, enquanto declama o poema "Natal do Tuberculoso".

imageFest-Cine Geraldo Santos Pereira atrai recorde de público a cada edição
O Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco (Fest-Cine Geraldo Santos Pereira) está na sua terceira edição e neste ano tem a participação de 16 concorrentes. Realizado pela Prefeitura de Visconde do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento tem apoio da Revista Atual, bem como do Museu Municipal, e é organizado pela Associação dos Amantes do Cinema de Visconde do Rio Branco, com o objetivo de reviver o cinema no município, despertando na população o gosto pela sétima arte. 

De acordo com a organizadora Ludmila Oliveira (foto ao lado), o momento é importante para resgatar nas pessoas a cultura de ir ao cinema. "Nós, integrantes da Associação dos Amantes do Cinema de Visconde do Rio Branco acreditamos que a sétima arte é necessária para mostrar às pessoas que existem coisas que elas ainda não viram. Por isso, achamos interessante trazer o cinema para dentro de Visconde do Rio Branco e estamos felizes porque observamos o crescimento do público a cada ano", disse, revelando que, pela primeira vez no âmbito do Festival, além do concurso e das mostras de filmes, acontece também oficina de produção de documentários, ministrada pelo cineasta Eric Leite, de Belo Horizonte.

O escritor cataguasense Ronaldo Werneck é um dos apreciadores do Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco. Na abertura desta edição ele realizou palestra e mostra de dois filmes sobre Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro. "Fiquei muito honrado, alegre a gratificado com o público presente. Acho bacana aqui em Visconde do Rio Branco ter uma Associação de Amantes do Cinema e acredito que os integrantes podiam ir mais à frente e fazer um cineclube, com exibição de filmes e comentários. É uma maneira de ser um ‘plus’ do festival", disse Ronaldo.

imageA premiação dos filmes vencedores desta edição do Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco será realizada no próximo domingo, 27, na Praça 28 de setembro, mas até lá as exibições continuam sempre a partir das 19 horas. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: cinema, festival, curta, Tarcísio Vória, Emanuel Messias





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: