Em 21/07/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Semana do Carmo começa nesta quarta-feira abordando o Regime Militar no Brasil

Alunos do Carmo retornaram às aulas nesta segunda-feira, 21 de julho

Alunos do Carmo retornaram às aulas nesta segunda-feira, 21 de julho

Download
Cinquenta anos se passaram desde que os militares deram um golpe na democracia brasileira e se firmaram no poder de 1964 a 1985. Este importante período da história do país será objeto de pesquisas, exposições de trabalhos e apresentações dos estudantes do Colégio Carmo de Cataguases, durante a Semana do Carmo 2014, que começa na próxima quarta-feira, 23 de julho, e vai até sexta, dia 25.

Os trabalhos serão realizados em equipes, divididas entre as turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º anos do Ensino Médio. A cada grupo caberá uma apresentação diferente, de tal forma que seja feita uma retrospectiva dos fatos mais marcantes, com dados históricos sobre a ditadura no Brasil, sobre os presidentes do regime militar e trazendo também um panorama político do mundo neste período.

Além de abordarem as questões políticas referentes à Ditadura Militar no Brasil, as pesquisas serão direcionadas também para os aspectos econômicos, culturais e sociais da época, que abrange as décadas de 1960, 1970 e 1980. Dentre as referências escolhidas pela equipe de professores organizadores estão os ícones da música nacional e internacional de cada período, as músicas de protesto, os brinquedos e brincadeiras da época, avanços tecnológicos, os filmes e programas de TV mais marcantes, os famosos festivais de música, os esportes, o avanço da indústria automobilística, as grandes obras de infraestrutura, a moda, e até produtos e publicidades das décadas estudadas.

image"Neste ano escolhemos um tema que está sendo amplamente abordado pelos meios de comunicação do país e acrescentamos as referências culturais e sociais da época estudada, que vão dar o tom divertido e lúdico que é uma tradição das Semanas do Carmo. Os estudantes adoram essa dinâmica de gincana e aprendem brincando", explicou a Diretora Pedagógica do Carmo, Maria Cecília Quaresma Poyares Cardoso.

Os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados à comunidade na noite de abertura da exposição, sexta-feira, 25 de julho, às 18h30, estando também programadas as apresentações musicais. Os estudantes participam ainda de uma Gincana Solidária e os alimentos arrecadados serão doados a instituições sociais da cidade. (Fotos cedidas pelo Colégio Carmo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Luciana Mendonça de Melo

Fonte: Assessoria de Comunicação do colégio Carmo

Tags: colégio, Carmo, alunos, regime militar, escola





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: