Em 20/07/2014 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Biblioteca Ascânio Lopes possui 28 mil livros para leitura e consulta dos leitores

Diariamente dezenas pessoas visitam a biblioteca e a maior parte desse público são estudantes

Diariamente dezenas pessoas visitam a biblioteca e a maior parte desse público são estudantes

Download
A Biblioteca Municipal Ascânio Lopes, localizada na Chácara Dona Catarina, em Cataguases, é uma ótima opção para quem necessita realizar pesquisas ou busca o prazer da leitura. Nela, são encontrados vários títulos de literaturas brasileira, portuguesa, norte americana, inglesa, alemã, francesa e espanhola, além de acervo geral que inclui história, geografia, filosofia, ciências, matemática, física, química, música, cinema, arquitetura e direito, entre diversas outros assuntos.

Outra atração da biblioteca é a sala Monteiro Lobato de literatura infantil, que reúne livros de diversos autores, decoração e mobiliário especialmente preparado para acolher as crianças que se interessam pela leitura. De acordo com o bibliotecário Gilberto Lavorato, diariamente dezenas pessoas visitam a biblioteca e a maior parte desse público são estudantes, seguidos por professores, turistas e a população em geral que possui o hábito de leitura.

Ao todo, cerca de 28 mil livros integram as muitas estantes da biblioteca, mas uma delas tem atenção especial por parte dos cataguasenses. Trata-se daquela em que estão obras de escritores filhos da terra ou daqueles que dedicaram parte de seus estudos ao registro da cultura, história, literatura e expressões artísticas ocorridas no município. 

O funcionário auxiliar de biblioteca, José Otonio Sabino Silva, revelou alguns desses livros importantes para a conservação da memória local, como é o caso da "Pequena História Sentimental de Cataguases", obra escrita por Enrique de Rezende, um dos expoentes do Movimento Verde, vertente da literatura modernista que se desenvolveu na cidade durante anos da década de 1920 e alcançou projeção nacional.

imagePara Gilberto, "o mais importante nesse momento seria que fosse dada uma atenção melhor para nossa biblioteca, tendo em vista que ela é um cartão postal da cidade, não só pelo acervo, como também pelo local onde está situada e pela importância que tem para a propagação da informação entre o povo", destacou. O bibliotecário aproveitou para ressaltar o trabalho de formação de leitores, contação de histórias e incentivo à leitura, desenvolvido na biblioteca pela equipe do Proler, formada por funcionários da Secretaria de Educação. A Biblioteca Municipal Ascânio Lopes existe há 113 anos e é guardada pela Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria de Cultura. (Fotos: Paulo Victor Rocha)


image

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: bibloteca, leitura, pesquisa, consulta, leitores





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: