Em 18/07/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

CAT está recebendo inscrições de crianças e jovens que querem praticar Handebol e Basquete

As equipes masculina e feminina de handebol do projeto "Atleta do Futuro" estão em Ponte Nova participando do Campeonato Mineiro

Há vagas para as equipes de handebol e de basquete

Há vagas para as equipes de handebol e de basquete

Download
Estão abertas inscrições para crianças e jovens de Cataguases que desejam praticar handebol ou basquete através do projeto "Atleta do Futuro", promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), no Centro de Atividades do Trabalhador (CAT Rodrigo Lanna). As vagas para jogar handebol são destinadas a meninos e meninas nascidos de 2000 a 2003, e para participar é necessário que o responsável pelo adolescente compareça à Secretaria do CAT, preencha formulário e apresente CPF do pai e da mãe, RG do pai, da mãe e do jovem, foto 3x4, comprovante de residência e atestado médico comprovando que o adolescente está apto a realizar atividades físicas. Para treinar basquete, as oportunidades são ofertadas a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos e o procedimento de inscrição segue os mesmos critérios já citados. 

De acordo com Ivair Neto, professor-treinador de handebol, "o objetivo do projeto é proporcionar ao atleta condição de treinamento e detectar talentos para serem encaminhados no âmbito do esporte, mas o beneficio maior é social", frisou ele. Para Jalber Rodrigues, professor-treinador de basquete, "existe um monte de clichê que revela a importância do esporte para evitar que as crianças e adolescentes fiquem na rua, nas drogas, mas ainda há muita resistência principalmente por parte dos pais no entendimento do que é realimente o esporte. Além disso – continua ele - tudo que é falado, o esporte proporciona um momento de convivência, desenvolve a responsabilidade e ensina os atletas a tirarem informações de ações. As entrelinhas do esporte, no nosso caso, do esporte coletivo, é importante para o desenvolvimento moral dos indivíduos, porque exercita valores como trabalho em equipe, respeito, compromisso, entre diversos outros", explicou o treinador.  

Jalber também revelou que, por meio do "Atleta do Futuro", os adolescentes têm a oportunidade de buscar conquistas maiores no esporte. "Muitos jovens que passaram pelo projeto hoje continuam praticando basquete e possuem grandes chances de se tornarem profissionais, como é o caso da Lorena da Silva que joga no Bradesco Osasco; é atleta da seleção estadual e tem forte possibilidade de chegar à seleção brasileira de base. Outro exemplo é Jorge Iglesias Junior. Ele nos procurou para treinar, mas, como não havia vagas para a categoria dele, fizemos uma parceria com a unidade de Leopoldina para que ele pudesse competir lá e treinar aqui. Atualmente ele está no IBC de Nova Iguaçu e tem propostas para jogar, ainda esse ano, na Liga de desenvolvimento que é o primeiro passo para o profissional", concluiu o professor.

image

Cataguases está no Mineiro de Handebol
As equipes masculina e feminina de handebol do projeto "Atleta do Futuro" viajaram para Ponte Nova, onde jogarão, até o dia 20, a primeira fase do Campeonato Mineiro de Handebol na categoria Cadete. Logo após a chegada, os jogadores cataguasenses enfrentarão seu primeiro desafio, que é jogar, nos dois naipes, contra os atletas da cidade anfitriã, a partir das 18h30 desta sexta-feira, 18 de julho.

Ganhar essa etapa garante vaga para disputar a fase estadual do campeonato que, segundo destacou  Ivair Neto, é o principal objetivo hoje estabelecido para as equipes por ele lideradas. "Nossa expectativa é muito boa e tanto os meninos como as meninas estão preparados para a competição. Conhecemos o trabalho dos nossos adversários e sabemos que será uma disputa difícil, mas nossos atletas estão determinados e possuem grandes chances de serem campeões", avalia. 

O treinador continua destacando a infraestrutura oferecida pelo SESI "que também acredita no nosso trabalho e nos proporcionará hospedagem, alimentação e transporte, para termos condições de concentração e descanso durante o evento. Além disso, contamos também com a torcida de Cataguases que hoje nos apoia como ainda nunca tínhamos visto", finalizou Ivair que, na véspera da competição, reuniu os jogadores para conversar. Esse encontro foi ministrado pelo professor Jalber e o objetivo foi um trabalho de grupo para fortalecer a motivação e o foco na competição.(Fotos: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: handebol, basquete, atleta do futuro, SESI, Jalber, Ivair





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: