Em 09/07/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Inverno com temperatura acima da esperada causa prejuízos ao comércio de Cataguases

Sem frio algumas lojas da cidade já começam a fazer liquidações

Sem frio algumas lojas da cidade já começam a fazer liquidações

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Os lojistas que renovaram o estoque de mercadorias para o inverno estão percebendo os prejuízos que a ausência do frio está causando em seus negócios.  Apesar de Cataguases ter o clima quente na maior parte do ano, é esperado que nos meses de junho a agosto a temperatura caia e as vendas sejam satisfatórias. Porém, em 2014, isto não está ocorrendo e a direção da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) conversou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes sobre o assunto.

De acordo com a entidade que congrega os lojistas, a permanência do calor está obrigando o comércio a reduzir o volume de compras junto aos fornecedores e realizar promoções para, assim, poder investir em uma nova coleção, a Primavera/Verão, que deve ser comercializada a partir do final de julho e inicio de agosto. A ausência do frio está provocando um impacto negativo nas vendas, em especial, no segmento de vestuário da moda, contou Humberto Lanzieri, presidente da CDL. 

"A ocorrência do frio exige que o consumidor busque por roupas mais ‘pesadas’ que, associado à necessidade de se manter atualizado com a moda, potencializa a venda de artigos do vestuário e calçados, assim como de acessórios. É uma cadeia grande que depende de uma definição correta da temperatura, devendo fazer frio no inverno e calor no verão. Se isto não ocorre, infelizmente, acontecem perdas para o comércio", explicou o presidente daquela entidade classista. 

Para minimizar os danos aos empresários, a Câmara de Dirigentes Lojistas realizou algumas ações que tiveram como objetivo estimular as vendas, entre elas, a campanha de divulgação do Dia das Mães e a promoção do Dia dos Namorados. "Também apoiamos em maio o Liquida Ktá, promovido pela Associação Comercial, que foi uma importante feira para as vendas de saldos de estoques de coleções passadas", disse Humberto. Atualmente a entidade está preparando a promoção para o mês de agosto, do Dia dos Pais, também com o intuito de alavancar as vendas do comércio local. 

Algumas estratégias podem ser adotadas pelo próprio lojista para ajudar melhorar as vendas que estão empacadas. Para Humberto, uma boa apresentação da loja, o foco no cliente, produtos certos, equipe de vendas preparada, preços adequados e promoções associadas a uma boa divulgação são importantes para que o reflexo nas vendas aconteça de maneira satisfatória. (Foto: Márcia do Vale Machado)

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Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: lojista, CDL, comércio, inverno, vendas, Humberto Lanzieri





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