Em 30/06/2014 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Consórcio Intermunicipal de Cultura é oficializado com a adesão de três municípios da Zona da Mata

A cerimônia de formalização da parceria ocorreu na manhã do dia 26 de junho, em Muriaé,

A cerimônia de formalização da parceria ocorreu na manhã do dia 26 de junho, em Muriaé,

Download
Está fundado oficialmente o Consórcio Intermunicipal de Cultura, composto pelos municípios Muriaé, Cataguases e Itamarati de Minas. A cerimônia de formalização da parceria ocorreu na manhã do dia 26 de junho, em Muriaé, no Teatro Zaccaria Marques e reuniu representantes das prefeituras municipais e instituições parceiras.

As três cidades aderiram por meio de leis municipais aprovadas pelas câmaras legislativas. Ampliar e diversificar a produção cultural na região, criar políticas públicas e desenvolver atividades relacionadas ao Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais serão consequências desta ação conjunta. Com o Consórcio será possível realizar ações integradas e voltadas para a economia da cultura e assim gerar mais recursos e desenvolvimento para a região.

O esforço para viabilizar esta cooperação regional partiu, principalmente, dos institutos Fábrica do Futuro e Cidade de Cataguases, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Sebrae. "Este Consórcio é pioneiro, o primeiro de Minas Gerais e o segundo do país. Desta forma, o Sistema Nacional de Cultura poderá enviar recursos para projetos regionais mais substanciais e estruturantes", afirmou o presidente do Instituto Cidade de Cataguases, Djalma Dutra. 

O prefeito de Muriaé Aloysio Aquino e a prefeita de Itamarati de Minas Tarcília Fernandes foram eleitos por como presidente e vice-presidente do Consórcio. Também assinou o contrato de constituição o secretário de Indústria, Comércio e Segurança de Cataguases, Ângelo Cirino.

Saiba o que é um Consócio Intermunicipal:
Consórcios intermunicipais são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, aumentando a qualidade dos serviços ofertados à população. Na área da cultura, as possibilidades de atuação são amplas nas áreas de preservação do patrimônio histórico, formação profissional, promoção de eventos e instalação de equipamentos culturais. Podem ser focadas em pequenas ações pontuais, até programas de longo prazo, influenciando no planejamento de políticas públicas e na administração dos municípios. (Foto: Instituto Cidade de Cataguases)






CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: cultura, Zona da Mata, consórcio, Muriaé





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: