Em 22/06/2014 às 21h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Maioria da população não faz exercício físico, revela IBGE

Exercício físico é a saída para acabar com o sedentarismo e o risco de doenças

Exercício físico é a saída para acabar com o sedentarismo e o risco de doenças

Download
Cataguases possui cerca de doze academias de ginástica, outras três ao ar livre e em funcionamento em alguns bairros da cidade, ruas amplas como as avenidas Humberto Mauro, Maria Fernandes de Barros e Meia Pataca que são utilizadas para a prática de caminhada por centenas de pessoas. Além disso, os clubes Remo e Aexas mantêm suas próprias academias e parques aquáticos e as escolas incentivam o uso pelos alunos de suas quadras poliesportivas, lembrando ainda, a existência dos campos de futebol espalhados pelo município. Esta realidade, porém, não retira Cataguases da média nacional em que a maioria da população é sedentária, segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Recentemente, um estudo indicou que a não prática de atividades físicas é a segunda maior causa de morte no mundo, perde apenas para a hipertensão. No mesmo sentido, uma pesquisa do Ministério da Saúde aponta que menos da metade da população pratica alguma atividade física, número esse abaixo do esperado por especialistas. Pelo estudo, pessoas com mais de 12 anos de estudo que praticam algum tipo de atividade física nos tempos livres, representam 45% da população. Ao reduzir os anos de estudo para 8, a porcentagem cai para 21%. 

Segundo especialistas, a atividade física é tão importante quanto a alimentação saudável para aumentar o índice de qualidade de vida da população. As duas medidas, aliadas, promovem o fortalecimento dos músculos e dos ossos. Também combate doenças cardiovasculares e diminui casos de acidente vascular cerebral, artrites e quedas. Entre os inúmeros benefícios está a queima de calorias, que contribui para evitar a obesidade e manter ou reduzir o peso. Além disso, contribui para a circulação colateral; o tamanho dos vasos (luz); a eficiência cardíaca; o retorno venoso; o conteúdo de oxigênio no sangue; a massa de eritrócitos; o volume sanguíneo; a capacidade fibrinolítica; a melhora da função tireoidiana e a produção de hormônio do crescimento (HGH). 

imageNo entanto, mesmo sem restrição para iniciar a prática, é importante que as atividades sejam realizadas com a supervisão de um profissional especializado, para que seja feita uma adaptação ao ritmo da pessoa, sem exageros. Dessa forma, serão obtidos todos os benefícios, sem trazer nenhum risco à saúde. 

Os munícipios devem se atentar para promover campanhas educativas e promocionais de combate ao sedentarismo voltadas a participação na ações coletivas, como caminhadas em grupo; exercícios físicos praticados em centros ou academias públicas com orientação de profissional e palestras em escolas sobre o tema são medidas que contribuem para a redução do sedentarismo. Especialistas garatem que o combate ao sedentarismo por meio dessas ações contribuem para a redução do gasto na atenção hospitalar, pois com o controle das doenças associadas diminui as internações decorrentes da obesidade, um mal do sedentarismo.

 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com informações do IBGE e da Confederação Nacional dos Municípios

Tags: exercício, sedentarismo, academia, ginástica





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: