Em 10/06/2014 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Hospital do Câncer de Muriaé inicia programa de residência médica

Médicos Residentes: Marcus Vinícius Ferreira, de Itanhomi - MG, Daniela Goulart, de Itaperuna, Breno Silveira, de Montes Claros.

Médicos Residentes: Marcus Vinícius Ferreira, de Itanhomi - MG, Daniela Goulart, de Itaperuna, Breno Silveira, de Montes Claros.

Download
O Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, Centro de Alta Complexidade em Oncologia – CACON, iniciou em abril deste ano o programa de residência médica. São quatro especialidades: cancerologia clínica, cancerologia cirúrgica, radioterapia, e, radiologia e diagnóstico por imagem. Foram admitidos três médicos residentes, um em cada área, à exceção da cancerologia cirúrgica que não teve aprovados. A prova é realizada através do processo seletivo unificado organizado pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG - e pela Associação de Apoio a Residência Medica em Minas -AREMG. 

De acordo com o Gerente Administrativo, José Alexandre do Nascimento Alves, trazer a residência médica para o Hospital é uma forma de incentivar na instituição o ambiente acadêmico e de estudos. "Esse processo fortalece o conhecimento dos médicos e traz a possibilidade de pesquisas, porque não adianta ter um grande volume de atendimentos se isso não gerar conhecimento e melhorias para o tratamento dos pacientes." José Alexandre lembra ainda que os médicos residentes são profissionais formados, alguns até com especialidade clínica,pré- requisitos para a residência em oncologia clínica, e são sempre supervisionados pelos médicos coordenadores e acompanhados pelos preceptores.

Para que o hospital, que possui um corpo clínico altamente especializado e conta com 62 médicos,com dedicação exclusiva à instituição, formados nos melhores centros de serviços do país oferecesse a residência médica, foi preciso abrir um processos junto à Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM do Ministério da Educação – MEC, que aprovou o credenciamento do Hospital no Programa de Residência Médica.

A presidente da Comissão de Residência Médica – COREME (veja quadro) – Drª Maria Aparecida dos Santos afirma que a residência médica veio no sentido de coroar os 10 anos de existência do Hospital. "Pensamos na residência como uma forma de transmitir informação, de estabelecer no jovem profissional uma forma de pesquisa e atividade acadêmica dentro da instituição e a residência vai perpetuar a transmissão e aquisição de informação, o médico ao ensinar volta a rever conceitos e analisar. Temos um volume de atendimento muito grande, um arquivo vivo que se presta ao ensino médico.A instituição aprende, o profissional aprende e o residente também, na verdade fazemos uma troca. Então é esse o contexto da Fundação ter feito a residência", conclui.


Estrutura do COREME 
Presidente – Drª Maria Aparecida dos Santos
Membro da Administração – José Alexandre do Nascimento Alves
Representante dos residentes - Danielle Magalhães Sá Goulart
Representante de cada programa de residência médica
Radioterapia- Médico Responsável – Marcos Luiz Bezerra Júnior
Cancerologia Cirúrgica – Médico Responsável – Luiz  Pereira de Oliveira Júnior
Cancerologia Clínica – Médico Responsável – Maria Aparecida dos Santos 
Radiologia –  Médico Responsável - Gustavo Fabene Garcia


Médicos Residentes

Breno Jorge Silveira
Se formou em 2013
É de Montes Claros

Marcus Vinícius Mazzoni Martins Ferreira
Se formou em 2011
É de Itanhomi - MG

Daniela Magalhães Sá Goulart
Se formou em 2008
É de Itaperuna

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Fundação Cristiano Varela?

Tags: hospital do câncer - muriáe - residência médica





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: