Em 16/05/2014 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Polícia Militar reúne comerciantes de Cataguases para dar dicas de segurança e estreitar relacionamento

Major Miranda explicou sobre medidas de autoproteção

Major Miranda explicou sobre medidas de autoproteção

Download
A 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases realizou na noite desta quinta-feira, 15 de maio, no Centro Cultural Humberto Mauro, uma reunião com comerciantes da cidade para apresentar dicas de segurança e informar sobre a criação  - em breve - do Programa Rede de Comerciantes Protegidos, similar ao já existente em diversos bairros da cidade e que tem o nome de Rede de Vizinhos Protegidos. O evento foi apresentado pelo comandante daquela corporação, Major Fernando Miranda e contou com a participação do Tenente André Carvalho e do Sargento Jorge Roberto,

Chamou a atenção o reduzido número de participantes, cerca de quarenta, quando eram esperados quase todos os trezentos convidados "ou mais" conforme lembrou o Major, visto que "poderia vir mais de uma pessoa por comércio convidado" comentou, acrescentando em seguida que "a tendência é ter mais gente nos próximos encontros". Apesar disso, o encontro foi muito "proveitoso", como revelou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL - Humberto Lanziéri. "Foi, sem dúvida, um encontro muito promissor porque conhecemos um pouco mais o trabalho da Polícia e seus projetos e isto abre a possibilidade para realizarmos um trabalho conjunto", disse.

imageMajor Miranda apresentou números sobre furtos em pontos comerciais do município, ressaltando que a maioria deles é cometido por menores de idade e que apenas quatro desses ladrões possuem uma extensa ficha criminal de furto, sendo que dois estão presos e outros dois, menores, permanecem em liberdade. O tenente Carvalho (foto ao lado) citou algumas medidas de autoproteção que os comerciantes devem adotar para tornar suas lojas menos "atraentes" para os ladrões. Dentre outras medidas nunca deixar dinheiro nos caixas e não instalar o caixa na entrada do estabelecimento comercial contribuem para melhorar a segurança, aconselhou. Ele completou sua participação dizendo que "somente um esforço conjugado de mudança no comportamento é capaz de mobilizar um grupo para a adoção de uma postura ideal e comum aos objetivos coletivos".

imageLogo em seguida, o sargento Jorge Roberto (foto ao lado) apresentou o projeto "Rede de Comerciantes Protegidos" que já está em vigor, segundo informou, com sucesso em diversas cidades de Minas.  A proposta visa desenvolver ações para despertar a consciência solidária, estreitar a relação entre lojistas vizinhos e incentivar a vigilância informal para diminuir o índice de roubo na região. Outra ideia que também deverá se concretizar é a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da região central da cidade. Conforme explicou Jorge Roberto, "às vezes um comércio está sendo assaltado e o dono do local não pode acionar a polícia, mas se houver um bom relacionamento entre os lojistas e uma preocupação com o outro, todos ficarão atentos a qualquer atitude suspeita e poderão acionar a Polícia", explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Segurança, comércio, polícia, militar, rede





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: