Em 14/05/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Fernando Pacheco desmente aliados que disseram desconhecer denúncias contra o Fundeb

Discurso aconteceu no final da sessão desta terça-feira e causou um profundo mal-estar entre os vereadores além de irritar correligionários

Fernando Pacheco fez um discurso contundente que desagradou aliados

Fernando Pacheco fez um discurso contundente que desagradou aliados

Download
O presidente da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Fernando Pacheco, fez um longo, contundente e marcante relato, como ele próprio definiu seu pronunciamento no Grande Expediente da sessão ordinária dessa terça-feira, 13 de maio. Fernando foi o último a falar e consumiu seu tempo reproduzindo quase na íntegra o programa de rádio apresentado pelo radialista Gomes, na emissora Ativa FM, no dia 8 de maio, em que participavam os vereadores Maurício Rufino, Geraldo Majella Mazini e Michelangelo Melo Correa.

O presidente do Legislativo não gostou de ouvir o seu colega de Legislativo Mauricio Rufino dizer não se lembrar de um ofício que fora lido na Câmara em agosto do ano passado. O documento foi enviado ao Legislativo pela Presidente do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de Cataguases, Raquel Silva Sousa, durante a sessão ordinária realizada em agosto de 2013, com denúncias de irregularidades na utilização dos recursos daquele Fundo pelo município. 

No programa, o apresentador Gomes, teria perguntado a seus convidados, os vereadores Maurício Rufino, Michelangelo Correa e Geraldo Majella Mazzini se eles já sabiam das denúncias contra o Fundeb ou se tomaram conhecimento delas através da imprensa.  Maurício disse naquele momento, ainda conforme relatou Fernando Pacheco, que teria tomado conhecimento do assunto através de notícias veiculadas na internet e que se retrataria caso lembrasse a existência do ofício que teria sido enviado por Raquel. 

imageDepois de expor todo o diálogo, inclusive, contando sua participação - por telefone - ao final do programa para lembrar aos colegas vereadores de que o assunto fora abordado em sessão realizada em agosto passado, Fernando usou uma metáfora para eximir sua responsabilidade sobre os problemas do Fundeb afirmando que "esta conta não é minha", pelo assunto não ter sido tratado com a seriedade que deveria à época. Ele também disse irá propor uma Comissão Especial de Inquérito – CEI – para apurar estas denúncias. Com relação à matéria publicada na internet sobre as irregularidades no Fundeb, Fernando criticou a postura do veículo que, segundo ele, não "ouviu os dois lados".

Assim que Fernando finalizou seu pronunciamento, o presidente em exercício, Fernando Amaral, encerrou a sessão. Os vereadores, que ouviram todo o discurso atentamente e em completo silêncio, estavam visivelmente surpresos. O vereador Maurício Rufino, achou "exagerada" a atitude do presidente do Legislativo. Para ele, "não precisava de nada disso. Bastava conversar comigo que voltaria ao programa para me retratar como, aliás, disse semana passada que o faria, caso percebesse que estava equivocado". Chateado, antes de ir embora, foi até Fernando manifestar seu descontentamento com a atitude do correligionário e os dois tiveram uma rápida discussão. Em seguida, todos começaram a ir embora juntos e em silêncio, deixando no ar a sensação de que esta história não acabou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Fernando Pacheco, Fundeb, irregularidades, vereador





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: