Em 11/05/2014 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Apae de Além Paraíba terá estrutura modelo e vai atender sete cidades da região

O novo prédio será um Centro de Especialidade em Reabilitação, que irá adequar o atendimento e ampliar a abrangência da atuação da unidade

O novo prédio será um Centro de Especialidade em Reabilitação, que irá adequar o atendimento e ampliar a abrangência da atuação da unidade

Download
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Além Paraíba irá inaugurar nos próximos meses um novo prédio destinado ao atendimento pedagógico e de saúde de crianças e adultos de sete cidades da região. O espaço, fruto de uma parceria entre o município, o Estado e a União com a iniciativa privada, será modelo em Minas. A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma visita ao local na manhã desta quinta-feira, 8 de maio, e conheceu, também, as boas práticas da unidade.

De acordo com a diretora pedagógica da Apae de Além Paraíba, Lívia de Oliveira, a unidade atende cerca de 250 pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Ela explicou que a Apae recebe recursos da prefeitura, dos governos Estadual e Federal e de doações, além de realizar parcerias com a Secretaria de Estado de Educação e o Sistema Único de Saúde (SUS). "O novo prédio será um Centro de Especialidade em Reabilitação (CER), que apenas dez Apaes mineiras possuem. Essa nova sede irá adequar o atendimento e ampliar a abrangência de nossa atuação, uma vez que até pessoas do Rio de Janeiro serão atendidas", disse.

Além da estrutura, Lívia de Oliveira considera o carinho, a atenção e a capacitação dos funcionários da unidade seus grandes diferenciais. "Queremos estimular ao máximo o desenvolvimento dessas pessoas para que possam ser incluídas na sociedade e no mercado de trabalho", completou.

A comissão foi recebida no novo prédio para onde será transferida a Apae pelo coordenador de saúde da unidade, Carlos Eduardo Gomes. Ele explicou que a última pendência para que o serviço tenha início na nova sede é a liberação de recursos do Fundo Nacional de Saúde para a conclusão do aparelhamento do local. "Aqui teremos serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social. Assim que tivermos todos os equipamentos necessários, faremos a mudança", garantiu.

Para o prefeito de Além Paraíba, Fernando Lúcio Donzeles, a Apae dá um exemplo de boa articulação entre poder público e sociedade. Segundo ele, o terreno foi cedido e preparado pelo Executivo municipal, mas foi a iniciativa privada e a própria associação que executaram as obras de construção do prédio. "A parceria entre poder público e iniciativa privada é o caminho para municípios e instituições que sofrem com a carência de recursos", salientou.

imageOutras Apaes da região citam boas práticas e apresentam demandas
No período da tarde, a comissão realizou uma audiência pública na Câmara Municipal, com o objetivo de conhecer o trabalho de outras Apaes da Zona da Mata. Representantes da instituição em cidades da microrregião de Além Paraíba celebraram o que vem sendo feito na região e solicitaram mais ações para manutenção da estrutura de outras unidades.

Diante das manifestações, o deputado Bosco (PTdoB), que presidiu a reunião, destacou que é preciso verificar as responsabilidades que cabem ao Estado, à União e aos municípios. "Temos que provocar os prefeitos e o Governo Federal. No que couber ao Governo do Estado, vamos buscar melhorias constantes", disse.

Ainda sobre as demandas apresentadas, o representante da Federação das Apaes de Minas Gerais, Jarbas de Barros, afirmou que vem acompanhando atentamente as reuniões da ALMG em todas as regiões e reforçou as palavras do deputado. "Espero ver propostas de políticas públicas que sejam consolidadas no orçamento do ano que vem, porém temos que cobrar de cada esfera de poder sua responsabilidade, para que o belo trabalho das Apaes seja ainda melhor e mais bem estruturado", ponderou.

imagePais e alunos – Na audiência, representantes de pais e alunos das Apaes deram depoimentos sobre o trabalho oferecido pela associação. Falando em nome dos pais, Fabrício José da Silva lembrou que, desde que chegou a Além Paraíba, seu filho foi acolhido pela Apae. Para ele, a instituição tem uma capacidade técnica surpreendente, tendo em vista que apoia não apenas os alunos, mas também as famílias. O representante dos alunos, Carlos Henrique Lima, deu um depoimento sobre a sua história, seu estado físico e motor e a influência do trabalho pedagógico e de saúde da Apae na sua vida.

A diretora pedagógica Lívia de Oliveira considerou a presença da comissão em Além Paraíba um dia histórico para a Apae local, uma vez que foi uma oportunidade de debater com o Legislativo estadual as experiências positivas da associação na região. Ela destacou que a função das Apaes é de inclusão, já que dá oportunidade para pessoas especiais construírem uma vida digna e independente.

O diretor de saúde da Apae de Além Paraíba, Carlos Eduardo Gomes, reforçou as palavras da colega e disse que o atendimento pleno no novo prédio será feito em pouco tempo. "Temos a melhor estrutura de saúde de Além Paraíba e região. Os problemas ainda existem, mas está sendo feito um trabalho para minimizar os transtornos", relatou.

Ao final, o deputado Bosco destacou que a Apae está presente em mais de 430 municípios no Estado e funciona há mais de 60 anos. Ele lembrou que a instituição viveu um momento delicado quando da elaboração do Plano Nacional de Educação, que quase levou ao fechamento das associações. "Queremos mostrar para os senadores brasileiros o valor e importância destas instituições para a população. Não somos contra a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares, mas é importante que exista um local especializado onde estas crianças também possam ser amparadas com qualidade", disse. (Fotos: Pollyanna Maliniak)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da ALMG

Tags: Apae, Além Paraíba, sede, nova, reabilitação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: