Em 13/12/2011 às 09h50 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Trabalho de conscientização prepara moradores para o início da Coleta Seletiva

Equipe formada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e por moradores dos bairros Bandeirantes I e II, Haidée e Menezes (foto), está realizando, desde o último dia 3, trabalho de preparação da comunidade sobre a coleta seletiva de lixo. Aquela região foi a escolhida pela Prefeitura para dar início ao projeto devido à existência de grupos interessados na sua realização. A Coleta Seletiva será feita pela Ascatag – Associação dos Catadores de Recicláveis de Cataguases – que vai separar e vender o material recolhido.


Na última semana a equipe trabalhou no Bairro Bandeiranes I e II conscientizando os moradores sobre a importância deste trabalho. Segundo o professor Elias Francisco Júnior, membro da equipe que percorre os bairros, a receptividade da população está sendo “excelente”. Ele conta que as pessoas estão interessadas em ajudar e em aprender esta nova maneira de lidar com o lixo. “As pessoas nos fazem muitas perguntas, o que demonstra o interesse e a vontade de ajudar. Inicialmente, pensam que vai ser difícil separar o lixo, mas logo percebem que é tudo muito simples”, comenta.
A Secretaria de Meio Ambiente previa iniciar a coleta seletiva no início de dezembro, mas por causa do tempo chuvoso, que já dura alguns dias na cidade, foi feito um novo planejamento e a coleta começará no próximo dia 19, conforme informou José Emilton Silva, titular daquela Pasta. “Com isso a população dos bairros têm mais tempo para assimilar esta ideia e perceber o quanto ela vai melhorar a vida de todos”, avaliou o Secretário.
A coleta seletiva será feita separando o lixo em duas categorias apenas: seco e úmido. Na primeira as pessoas devem colocar papel, plástico e metal (o vidro, apesar de ser classificado com seco, não será recolhido inicialmente, devendo ser descartado no lixo comum). Já o lixo úmido são restos de comida, frutas, legumes, papel de banheiro, sujeira de vassoura e de cinzeiro.
A partir do próximo dia 19, segunda-feira, o pessoal da Ascatag vai começar a fazer a coleta seletiva da seguinte forma: Lixo úmido, diariamente, na parte da manhã, e o lixo seco, às segundas e quintas-feiras, à tarde. Vale lembrar que é preciso adotar um cesto de lixo para o seco e outro para o úmido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: