Em 21/04/2014 às 19h22 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases pode perder a oportunidade de ter um evento de grande porte na área de Cinema

Ministério da Cultura e Secretaria de Audiovisual revelam interesse em Cataguases sediar o ENCINE - Encontro do Cinema Brasileiro

Com o ENCINE Cataguases pode obter recursos para reformar o Cine Edgard

Com o ENCINE Cataguases pode obter recursos para reformar o Cine Edgard

Download
Cataguases corre o risco de perder a possibilidade de sediar o ENCINE - Encontro do Cinema Brasileiro - projeto idealizado para trazer à cidade os filmes nacionais premiados nos festivais que acontecem país afora, além de promover um debate entre produtores, diretores e distribuidores sobre os problemas enfrentados pelo setor com o envio, posteriormente, de sugestões surgidas deste Encontro ao Ministério da Cultura. Para que o evento possa receber o apoio daquela entidade e Secretaria do Audiovisual (órgão vinculado àquela Pasta) é preciso apenas que a Prefeitura de Cataguases apresente o projeto da iniciativa, o que ainda não foi feito. Esta demora, porém, pode inviabilizar sua realização. De acordo com o que o Site do Marcelo Lopes apurou, até o momento, apenas o prefeito Cesinha Samor, sabe desta possibilidade, apesar de informações garantirem que a Câmara Municipal também fora comunicada sobre as negociações.

Há cerca de dez dias o Site recebeu uma remessa com cópias de documentos que revelam as articulações para a realização do Encontro do Cinema Brasileiro, o ENCINE. Os papéis mostram troca de e-mails e correspondências entre o cataguasense Mauro Sérgio Fernandes, ex-professor na cidade e atualmente proprietário de uma agência de publicidade em Brasília, com o Senador Eduardo Suplicy, o Secretário do Audiovisual Mário Borgneth, Ministério da Cultura e o prefeito Cesinha Samor. Assim que recebeu as cópias, o editor do Site, jornalista Marcelo Lopes, foi apurar a autenticidade daqueles documentos junto ao cataguasense Mauro Sérgio que confirmou não apenas serem verdadeiros como também toda a história narrada naqueles papéis. 

imageA história começa no dia 30 de outubro de 2013, quando Mauro Sérgio Fernandes (foto ao lado), enviou uma correspondência ao Senador da República pelo Partido dos Trabalhadores, Eduardo Suplicy, a fim de obter apoio para realizar o que chamou "um sonho sonhado há 52 anos(...). Refiro-me à instituição do ENCINE - Encontro do Cinema Nacional em Cataguases, projeto que entusiasmou o então Ministro da Cultura do Governo Fernando Henrique Cardoso, Francisco Weffort, indicado pelo PT". Em seguida, Mauro revela que posteriormente, aquele ministro, ao visitar Cataguases "prometeu, publicamente, apoiar a concretização do Encine", conforme Mauro escreveu na carta a Suplicy. Como o referido projeto não avançou seu autor anuncia o desejo de retomá-lo e, para isso, encerra o texto solicitando uma audiência com o Senador Eduardo Suplicy, o que aconteceu em dezembro de 2013, como o próprio Mauro Sérgio revela em outra correspondência, esta enviada ao prefeito Cesinha Samor, no dia 26 de março último.

Após o encontro com Suplicy, aquele Senador, conforme revelam os documentos em posse do Site, enviou oficio à Ministra da Cultura, Marta Suplicy, solicitando que ela recebesse Mauro Sérgio em seu Gabinete. A audiência, porém, não aconteceu por problemas de agenda da Ministra que, no entanto, encaminhou Mauro para ser recebido pelo Secretário de Audiovisual, Mário Borgneth. O encontro aconteceu no dia 25 de março, às 14 horas. Logo em seguida, Mauro enviou e-mail ao Senador agradecendo a intermediação e ele, por sua vez, agradeceu à Ministra a "atenção do Secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, Mário Borgneth, sobre o possível apoio à realização do ENCINE - Encontro do Cinema Brasileiro em Cataguases". O Senador encerra o e-mail datado de 28 de março de 2014 com a seguinte frase: "Espero que os entendimentos entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Cataguases possam se desenvolver da melhor maneira possível".

imageNa carta enviada ao prefeito Cesinha Samor por Mauro Sérgio ele o lembra de uma conversa por telefone ocorrida entre ambos no dia 12 de dezembro de 2013 para "lhe dar a notícia de que eu acabara de voltar de uma audiência no Gabinete do Senador Eduardo Suplicy, com quem conversei sobre a necessidade de resolvermos a questão do Cine Edgard (...) para a realização do ENCINE - Encontro do Cinema Brasileiro em Cataguases". Na carta Mauro Sérgio menciona ter pedido ao prefeito, durante o telefonema, que providenciasse um pré-projeto referente ao ENCINE, ouvindo como resposta que conversaria a respeito com Zeca Junqueira, seu Secretário de Cultura. Mauro Sérgio, na correspondência, afirma: "Infelizmente, Cesinha, até hoje você nunca me retornou". Ele também disse ter obtido "informações valiosíssimas e passíveis de aplicação para consolidarmos a recuperação de nosso cinema, ao lado de outras oportunidades para implementação de atividades em prol do desenvolvimento cultural de Cataguases".

Junto com os documentos recebidos pelo Site havia a informação de que a Câmara Municipal também recebera o mesmo material. A reportagem não conseguiu localizar, nesta segunda-feira, 21 de abril, o presidente daquela Casa, Vereador Fernando Pacheco, para confirmar o recebimento dos papéis. O Secretário da Mesa Diretora, Vereador Geraldo Magella Mazini, conversou por telefone com o Site e disse não ter recebido nenhum documento, acrescentando que irá confirmar "amanhã" (terça-feira) se a Câmara recebeu correspondência com os referidos documentos. Outro vereador que também disse não ter conhecimento desta documentação é Maurício Rufino, que até recentemente ocupava cargo na Mesa Diretora daquela Casa. O Secretário Municipal de Cultura, Zeca Junqueira, foi procurado pela reportagem, mas seu celular estava desligado.

Veja, abaixo, cópia de um dos documentos recebidos pelo Site.

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Cinema, ENCINE, Ministro da Cultura, Audiovisual, Cesinha Samor





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: