Em 21/04/2014 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases começa a vacinar contra a gripe nesta terça-feira, 22 de abril

A vacinação começa nesta terça-feira e termina dia 9 de maio

A vacinação começa nesta terça-feira e termina dia 9 de maio

Download
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta terça-feira, 22 de abril. Em Cataguases, a Secretaria Municipal de Saúde, vai vacinar idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, mulheres no período de até 45 dias após o parto, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde. A meta é imunizar pelo menos 80% da população até o dia 9 de maio, o que equivale a 18.883 pessoas. O Dia "D" da Campanha será sábado, 26 de abril, data em que não só as unidades com sala de vacinação, mas todos os postos de saúde de Cataguases, incluindo a Policlínica Municipal, disponibilizarão a vacina de 8 às 17 horas.

Conforme explicou a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Lívia Machado Milane, o objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo víturs da influenza, na população alvo para a vacinação. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral. "A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diretamente as pessoas, por isso, a principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação", disse ela.

A novidade da campanha deste ano é a ampliação do público-alvo infantil. Ano passado, apenas as crianças de 6 a 23 meses recebiam a vacina. Este ano a faixa etária foi estendida até os 4 anos. As crianças precisarão tomar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada nos postos de saúde 30 dias após a primeira. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha.

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta), ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.


 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: gripe, vacinação, vacina, campanha, Saúde





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: