Em 16/04/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Professores de Santana de Cataguases pressionam vereadores e conquistam benefícios

Câmara Municipal votou e aprovou o Projeto de Lei Complementar de reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos professores municipais

Após a sessão os professores agradeceram ao prefeito Luiz Mathias

Após a sessão os professores agradeceram ao prefeito Luiz Mathias

Download
Uma mobilização dos professores da rede municipal de ensino de Santana de Cataguases, realizada na noite desta terça-feira, 15 de abril, lotou o plenário da Câmara de Vereadores daquela cidade. O motivo foi a votação do Projeto de Lei Complementar nº8/2014 de autoria do Poder Executivo que "dispõe sobre a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Integrantes do Quadro de Pessoal do Magistério da Prefeitura de Santana de Cataguases da Lei Complementar nº45/2012 e contém outras providências". Os profissionais de Educação reivindicavam a aprovação do referido projeto e, ao final, saíram comemorando a vitória.

De acordo com o texto aprovado, os professores da rede municipal de ensino terão um aumento no percentual do quinqüênio dos atuais cinco para dez por cento sobre os salários. Este benefício é retroativo ao tempo de trabalho de cada professor. Ou seja: se ele atua na área há vinte anos vai receber 40% a mais de quinquênio. A Prefeitura de Santana de Cataguases tem atualmente em seus quadros trinta e oito professores dos níveis fundamental e médio e todos serão beneficiados com a nova lei. Além disso, o projeto de lei aprovado nivela os profissionais de primeira a quarta série com os da séries acima já que estes recebem cerca de trezentos reais a menos, em média, do que seus colegas de quinta a oitava série, por exemplo. O piso salarial do professor municipal em Santana de Cataguases era, até março, R$1.575,00, mas agora foi reajustado em 7% e a categoria vai receber R$1.685,25.

imageA sessão ordinária, que começou pouco antes das 19 horas, transcorreu tranquilamente até o momento em que entrou em pauta o projeto de lei que reestrutura o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério. Após ser anunciado, teve sua votação adiada o que revoltou o público presente. Todos se levantaram de seus lugares e começaram a gritar palavras de ordem contra o presidente daquela Casa, vereador Gumercindo Resende. Ele tentou explicar o motivo pelo qual não podia votar o referido projeto, mas uma grande parte dos participantes, em sua maioria, professores, se aglomeraram à sua frente questionando sua decisão. Pressionado, ele chegou a interromper a sessão e após conseguir acalmar um pouco os ânimos, negociou com os vereadores a possibilidade de retomar aquela votação o que foi conseguido com base no Regimento Interno daquela Casa e, finalmente, o projeto de lei foi aprovado. A alegria tomou conta do público e uma comemoração aconteceu em frente ao Prédio do Legislativo com direito a fogos de artifício, exibição de faixas e palavras de gratidão ao prefeito Luiz Mathias, responsável pelo envio do projeto ao Legislativo.

O Secretário Municipal de Administração de Santana de Cataguases, Manoel Luiz Mathias Júnior, que acompanhou toda a sessão do Legislativo, disse à reportagem do Site do Marcelo Lopes que recebera previamente informações do setor contábil da Prefeitura revelando que o Municípío "está em ótimas condições financeiras", acrescentando que, por isso, "tem total condições de conceder as melhorias previstas no Plano de Carreira do Magistério", disse. O Secretário de Administração lembrou que o projeto corrige ainda a "grande defasagem salarial da categoria provocada por governos anteriores, além de fazer justiça" e que o prefeito Luiz Mathias, "acha justo promover estas melhorias que contribuem para amenizar estas perdas históricas" , finalizou Manoel.

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Santana de Cataguases, vereadores, professores, Plano de Cargos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: