Em 12/04/2014 às 16h24 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Autoridades inauguram na manhã deste sábado, 12, Unidade do SAMU em Miraí

Autoridades fazem o desenlace da fita inaugural do SAMU em Miraí

Autoridades fazem o desenlace da fita inaugural do SAMU em Miraí

Download
Miraí inaugurou na manhã deste sábado, 12 de abril, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU - em concorrida solenidade coordenado pelo prefeito José Ronaldo Milani, e seu vice, Jaime Vargas. A cerimônia contou com a presença do assessor do Governador de Minas, José Emílio Afonso, e o Deputado Federal Rodrigo de Castro. Também prestigiaram o evento o Delegado de Polícia de Miraí, Thiago Soares Marty; o Secretário Executivo do CISDESTE (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste), João Paulo Damasceno, o Diretor da Gerência Regional de Saúde de Ubá, Franklin Leandro Neto, a Secretária Municipal de Saúde de Miraí, Claudia Zanela de Oliveira e seus colegas de São Sebastião da Vargem Alegre, Renato Laureano Pedrosa e de Miradouro, Lúcia Arêdes, além de secretários municipais e vereadores.

Com esta inauguração, Miraí passa a integrar a Rede de Urgência e Emergência da Marco Sudeste que vai englobar 94 municípios consorciados. A partir de agora, todos os chamados de urgência e emergência devem ser feitos discando o número 192 que é da Central deste serviço em Juiz de Fora que vai acionar a equipe do SAMU mais próxima para efetuar o atendimento. Além de Miraí, outras 26 cidades da Zona da Mata receberam unidades móveis do SAMU. A ambulãncia que está disponivel naquele município é chamada de USB - Unidade de Saúde Básica que conta com recursos básicos para o atendimento de Urgência até a chegada do paciente a um dos hospitais integrantes da rede, como os de Cataguases, Muriaé, Juiz de Fora, entre outros.

O Prefeito José Ronaldo Milani destacou a importância do SAMU para a melhoria dos serviços de saúde prestados à população. "Nós, que vivemos em um município menor passamos a ter, agora, atendimento imediato por meio do Samu. E com isso, teremos uma melhor qualidade e muito mais rapidez, uma vez que estes são fatores decisivos entre a vida e morte", revelou. O vice, Jaime Vargas, disse à Reportagem do Site, que a vinda do SAMU é um "divisor de águas na saúde do nosso município". Na mesma linha de raciocínio, a Secretária Municipal de Saúde de Miraí, Claudia Zanela de Oliveira, revelou sua expectativa. "Não temos dúvida que o ganho será imenso para todos a chegada do SAMU em Miraí", disse, acrescentando apenas a necessidade de esperar algumas dias "para a adaptação deste novo serviço", disse. Já José Emílio, que é de Miraí, ressaltou o orgulho que sentia ao ver em sua cidade natal o SAMU sendo inaugurado. "Estou orgulhoso e até emocionado, porque oferecer uma saúde com mais qualidade é tudo que a gente quer. Por isso, estou muito feliz de poder estar participando desta inauguração", completou.

O Deputado Rodrigo de Castro, fez um discurso propositivo e otimista. Sobre o SAMU disse que Minas "inova ao implantar esta rede de urgência e emergência que, tenho absoluta certeza, será copiada em breve por todos os demais estados da Federação", afirmou. O deputado revelou também que os primeiros resultados desta "revolução na saúde que o Governo de Minas está fazendo já começam a dar resultados, claro, ainda, pouco significativos, mas que já sinalizam para o acerto desta medida", assegurou ele. Rodrigo também lembrou a proximidade das eleições e, neste sentido, falou a importância de Minas Gerais caminhar unida com o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves e pediu que todos votem a favor de Minas para que Aécio tenha no Estado uma vitória com no mínimo "três milhões de votos a mais que seu adversário". Depois de muito aplaudido, ele juntamente com outras lideranças participaram do desenlace da fita inaugural do SAMU em Miraí. 

Veja mais fotos na galeria abaixo. (Fotos de Rafael Coelho)


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Miraí, SAMU, prefeito, José Ronaldo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: