Em 04/04/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases entra no debate sobre Turismo Cultural como vetor de desenvolvimento

Anderson Cabido durante sua palestra que destacou a importância do turismo

Anderson Cabido durante sua palestra que destacou a importância do turismo

Download
Cultura, Patrimônio, Gestão, Planejamento Urbano e Turismo. Estes foram os principais temas abordados na palestra de Anderson Cabido, Assessor da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, ministrada no Centro Cultural Humberto Mauro, no dia 04 de abril. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio do Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases (Demphac).

Na plateia estavam presentes representantes da iniciativa privada, do poder público e legislativo, instituições culturais, sociedade civil e dos estudantes da turma de Turismo da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto. "Achei importante convidar os alunos porque, além de estarem cursando a disciplina na grade escolar, a presença deles aqui hoje tem uma preferência pela área de gestão do Turismo e a palestra é uma oportunidade enriquecedora para eles", explicou o professor Luiz Fernando Leitão.

A mesa de abertura foi composta pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo Zeca Junqueira, que fez a abertura do evento, o vereador Geraldo Majella, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Humberto Lanzieri, o presidente do Sindicato do Comércio de Cataguases, José Porfiro, a Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias e o coordenador do Demphac, José Luiz Batista.

imageEm sua fala, Anderson Cabido enfatizou a necessidade de criação de políticas públicas nas áreas de Patrimônio, Cultura e Turismo e a importância de uma abordagem regional neste aspecto. "É relevante definir onde o turismo está posicionado em nossa política de desenvolvimento. Queremos um crescimento mais qualificado, sustentável, includente e integrado, que possibilite a inserção de regiões e cidades que estão à margem", disse.

Após a palestra, o público teve oportunidade de debater sobre o assunto. Para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, "a participação da iniciativa privada é crucial para a concretização das ações e recursos financeiros são necessários. A principal função aqui, enquanto poder público, é apresentar uma visão critica dos fatos", afirmou o Secretário.
 
Como forma de valorizar a qualificação dos serviços locais, o café da manhã servido no evento foi preparado pela Associação das Mulheres Rurais de Cataguases, do distrito da Glória. (Fotos: Márcia do Vale Machado)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: Demphac, Turismo, Zeca Junqueira, Anderson Cabido





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: