Em 09/03/2014 às 12h52 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Começa nesta segunda-feira, 10, nas escolas, a vacinação contra o HPV

A vacina previne o câncer de colo de útero

A vacina previne o câncer de colo de útero

Download
A partir da próxima segunda-feira, 10 de março, as meninas de 11 a 13 anos poderão receber gratuitamente a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), através do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização será ministrada em três doses, sendo a primeira feita em âmbito escolar e as outras duas em postos de saúde com sala de vacinação. Para que seja feita a segunda aplicação da vacina, deverá ser respeitado um intervalo de 6 meses após a primeira injeção e, posteriormente, para que a terceira dose seja ministrada, o tempo a ser esperado é de 60 meses decorridos da segunda aplicação. 

Em Cataguases, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, com base em um censo escolar feito no município, formularam um calendário de vacinação para ministrar a primeira dose da vacina nas escolas públicas e privadas, conforme orientou o Ministério da Saúde. Até o dia 3 de abril, a vacinação deverá ser realizada nas 33 escolas do município, atendendo cerca de 1.170 meninas com a idade preconizada para receber a vacina.

Conforme revelou a coordenadora municipal de Epidemiologia, Lívia Machado Milani, "o objetivo da vacinação é reduzir a morbimortalidade por câncer de colo de útero, que representa, hoje, a segunda principal causa de morte por neoplasia entre as mulheres no Brasil". De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, já foi enviada uma carta aos responsáveis pelas meninas do grupo a ser vacinado, explicando tudo sobre a vacinação e, em anexo, um termo de recusa, caso o responsável não queira que a vacina seja ministrada em sua(s) filha(s). 

Sirlane frisou que nesse primeiro momento não haverá vacinação nos postos de saúde e as meninas que estiver dentro da faixa etária para a vacinação deverão receber a dose apenas na escola onde estudam. Lívia explicou que, em casos de exceções, se por ventura a menina necessitar de se ausentar da aula na data agendada para a imunização na escola onde está matriculada, ela posteriormente poderá procurar o posto de saúde com sala de vacinação mais próximo de sua residência. 

Uma vez que a menina tenha recebido as três doses da vacina, ela será imunizada contra quatro tipos mais recorrentes de HPV, que são responsáveis por 70% dos casos de Câncer de Colo do Útero. Nessa perspectiva, o Governo Federal pretende atingir pelo menos 80% de cobertura vacinal. Confira a tabela com as datas de vacinação nas escolas de Cataguases. Caso seja necessário, essas datas poderão sofrer alterações no decorrer dos trabalhos. (Foto: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: HPV vacina, escolas, meninas, Saúde





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: