Em 07/03/2014 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vereadores de Cataguases aprovam Lei que cria o programa "Governo Municipal Limpo"

Os vereadores também rejeitaram um projeto de autoria do Executivo

Os vereadores também rejeitaram um projeto de autoria do Executivo

Download
Na sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Cataguases nessa quinta-feira, 6 de março, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei do Legislativo Nº39/2013, criando o Programa ‘Governo Municipal Limpo’", mas, antes que a proposição de autoria dos vereadores Geraldo Majella Mazini e Maurício do Vale Rufino fosse colocada em votação, os legisladores tiveram que decidir se aceitariam o Substitutivo elaborado pelo vereador Serafim Couto Spindola ao referido Projeto.

Maurício defendeu a não aprovação do Substitutivo, alegando que o mesmo não previu nenhuma regra nova à legislação já existente para tratar da questão, ao contrário do projeto original. Majella revelou que o Substitutivo apenas inverteu a ordem de alguns artigos já presentes no Projeto de Lei e completou dizendo que seria injusto dar a autoria de um Projeto a outro vereador, tendo em vista essas considerações. Para os dois vereadores autores da proposição, o Projeto de Lei está à disposição para que seja assinado de forma coletiva pelos legisladores da Casa.

O Substitutivo ao Projeto de Lei Nº 39/2013 foi rejeitado por 12 votos a 1 e outro Substitutivo também feito por Serafim nem entrou em discussão, uma vez que o Presidente da Mesa Diretora, vereador Fernando Pacheco Fialho, embasado na legislação, destacou que um vereador não pode realizar dois Substitutivos a uma mesma proposição. Depois desses impasses, os vereadores aplaudiram a aprovação do Projeto e o único vereador que votou a favor do Substitutivo, Antônio Batista Pereira (Beleza) explicou que tomou a decisão, tendo em vista a ausência de Serafim no momento da discussão, lembrando que seria justo ouvir a justificativa do autor do Substitutivo.

Uma vez aprovada, a nova Lei estabelecerá critérios para o provimento dos cargos de "confiança", "comissão" e funções gratificadas no Governo Municipal, que inclui os Poderes Executivo e Legislativo. Conforme consta em seu texto, o Programa tem por objetivo, "promover a Moralidade Administrativa Municipal, evitar o abuso do Poder Econômico e Político por determinados agentes do Poder Público Municipal, manter afastadas da Coisa Pública práticas a ela atentatórias e garantir que determinados membros do Governo Municipal sejam pessoas idôneas, de conduta exemplar".

imageA Lei também prevê as situações em que as pessoas poderão ser proibidos de exercer cargos de "confiança", em "comissão" ou função gratificada e prevê que os Poderes Executivo e Legislativo, de forma individualizada, fiscalizem seus atos em obediência ao Programa, "com a possibilidade de requererem, a demais órgãos competentes, informações e documentos que entenderem necessários para o cumprimento deste", diz o artigo 6º. 

O outro Projeto de Lei em pauta (Nº53/2014), de autoria do Executivo, que ""institui normas para transporte escolar público e gratuito no Município de Cataguases", foi reprovado por unanimidade, após longa discussão dos vereadores e paralisação da reunião por alguns minutos. Como o Projeto já tinha dois sobrestamentos e 1 pedido de vista, sendo de caráter de urgência, não pôde mais ser retirado da Ordem do Dia. dessa forma, com a não clareza de alguns artigos e a deficiência de outros, os vereadores optaram pela rejeição do mesmo. Dez requerimentos foram aprovados na sessão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Câmara Municipal, Governo Municipal Limpo, vereadores





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: