Em 07/03/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vereadores de Cataguases vão homenagear, logo mais, as mulheres pelo seu Dia

A sessão solene vai homenagear trinta mulheres de Cataguases

A sessão solene vai homenagear trinta mulheres de Cataguases

Download
Nesta sexta-feira, 7 de março, às 19 horas, a Câmara Municipal de Cataguases realizará uma solenidade para homenagear as mulheres, em comemoração ao "Dia Internacional da Mulher", celebrado em todo o mundo neste sábado, 8 de março. A iniciativa foi uma ideia do vereador Aquiles Branco Ribeiro, para valorizar a simplicidade e a garra da mulher no cotidiano social. "Estamos realizando algo que otimiza a simplicidade, porque a mulher é simples", explica o vereador.

Cada um dos quinze vereadores da Câmara, selecionaram duas mulheres para serem homenageadas, entre funcionárias da Câmara, mulheres comuns do dia a dia, mulheres de grandes feitos sociais e outras que têm dedicação reconhecida à família.

O Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8 de março é um símbolo da luta da mulher por igualdade social. Nesta data, em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York, fizeram uma paralização geral. Estas mulheres ocuparam a fábrica para reivindicarem melhores condições de trabalho, equiparação de salarial com os homens, já que na época, as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar os mesmos trabalhos. A manifestação foi reprimida com total violência. As 130 mulheres tecelãs foram trancadas dentro da fábrica, que foi, depois, incendiada.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, a data passaria a ser caracterizada como o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às vítimas daquela tragédia ocorrida na fábrica em 1857. No entanto, somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas, a ONU.

As mulheres que serão homenageadas na solenidade promovida pelo Legislativo Municipal de Cataguases nesta noite de sexta-feira são:
Laudelina Teotônio Silva Gomes; Márcia Aparecida de Oliveira Silva; Suely de Fátima Ribeiro Abranches; Guiomar Medeiros Martins; Maria Joana Neto Capella; Maria Cristina Vitello Buendio; Cirene Pires Antunes Ferreira; Claudia Cristina Cerqueira dos Santos; Creuza Garcia Riguete; Marta Cristina do Carmo Diniz; Maria do Carmo Souza Peixoto; Vera Lúcia Gonçalves de Souza; Carla Teixeira Simões Morais; Maria Elisa Vaz da Gama; Maria Lúcia Soares de Mendonça; Teresa Cristina Bandeira Silva Titoneli; Luciana Dias Sodré; Patrícia de Sousa Benedito Silva; Maria José de Paula Roberto; Roberta Vecchi do Vale Rufino; Maria Francisca de Brito Nascimento; Neuza Helena Dias Silva; Malvina das Dores Altino de Morais; Vanda Lúcia Bonifácio Mendes; Eliana Maria de Oliveira Spíndola; Maria Antônia Couto Spíndola; Maria José Cornélio Mariquito; Rosa Maria de Oliveira; Aladir Nascimento de Resende e Manoelita Gomes Nunes.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Matheus Polito

Tags: Câmara Municipal, vereadores, Dia Internacional da Mulher





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: