Em 04/03/2014 às 19h09 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Portela confirma favoritismo e é bicampeã do Carnaval de Cataguases

Minutos depois de receber o troféu os componentes da agremiação tomaram as ruas do bairro para comemorar o título

Beto Pavão ergue o troféu de campeão em plena avenida

Beto Pavão ergue o troféu de campeão em plena avenida

Download
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela conquistou o título pela segunda vez consecutiva, após somar um total de 99 pontos nos 10 quesitos analisados na competição, que são harmonia, bateria, comissão de frente, evolução, conjunto, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, alegorias e adereços, fantasias e samba-enredo. A apuração das notas dadas pelos jurados aos desfiles das escolas de samba e blocos caricatos do Carnaval 2014 em Cataguases aconteceu na manhã desta terça-feira, 4 de março, na avenida Astolfo Dutra, na presença de grande público.

De acordo com o presidente da Portela, Beto Pavão, "o sentimento é de muita alegria e o objetivo foi alcançado", destacou, revelando que o seu mandato como presidente termina neste mês de março, "mas a sensação é de dever cumprido, porque resgatamos a Portela, recuperamos a águia e fomos bicampeões". O presidente também agradeceu a comunidade portelense o apoio e participação.

Na segunda colocação, ficou o Grêmio Recreativo União dos Bairros, com 98,6 pontos e o terceiro lugar foi para o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Taquara Preta, que obteve a nota 99, mas perdeu 2 pontos porque em uma de suas alas desfilaram apenas 9 integrantes, enquanto o regulamento da LIESCA prevê o mínimo de 10 participantes. Por esse mesmo motivo o Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila Minalda também foi punido e ficou na quarta colocação, com 94,6 pontos.

Sobre os blocos caricatos, o título de campeão foi dividido com os blocos Vida do Morro e Pazinha e o desempate não foi possível porque no regulamento do concurso não havia um segundo critério a ser avaliado em caso de persistência do empate. O secretário de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, acompanhou a apuração de perto e disse à reportagem do Site que o regulamento foi construído com a presença de representantes de todos os blocos concorrentes e, sobre a premiação, o secretário disse que vai se reunir com os representantes dos blocos para definir a situação, uma vez que houve este imprevisto. 
O segundo lugar da competição dos blocos caricatos ficou com a Turma do Rebenta e a terceira posição foi conquistada pelos Unidos sem preconceito. Logo mais, a partir das 19h55, começam os desfiles dos vencedores, sendo que o primeiro a desfilar será o bloco Vida do Morro e, em seguida, o Bloco da Pazinha. Posteriormente, desfilarão as Escola de Samba União dos bairros e Portela.

imageCOMEMORAÇÃO – Poucos minutos após a entrega do troféu de campeã à diretoria da Escola de Samba Portela, integrantes daquela agremiação começaram a se reunir para comemorar o título. A avenida principal do bairro Leonardo, sede da escola campeã recebeu um grande número de pessoas, inclusive, passistas, costureiras, direção e portelenses de coração. O troféu foi erguido por diversas pessoas ao longo da tarde, sempre com orgulho e o sentimento do dever cumprido, como ressaltou Beto Pavão, presidente da Escola. O que os portelenses não gostaram foi ver o troféu que receberam com a tarja em branco. Nela deveria está gravado o nome do evento a que ele se referia e a colocação da escola. O descuido sugere que a Secretaria Municipal de Cultura deixou os troféus para a última hora e, portanto, pode não ter tido tempo suficiente para mandar gravar as plaquetas. 
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Carnaval 2014, Portela, Escola de Samba, Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: