Em 19/02/2014 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Veja tudo o que já sabemos sobre o Windows Phone 8.1

Novo sistema para smartphones pode ganhar recursos há muito esperados, como uma central de notificações, e se aproximar ainda mais do Windows 8.1 e Windows RT.

Download
Ainda deve levar alguns meses até que a Microsoft revele publicamente o Windows Phone 8.1, mas graças a alguns "vazamentos" de informações sobre versões para desenvolvedores, já sabemos um pouco sobre o próximo sistema operacional para smartphones da empresa.

O Windows Phone 8.1 será a primeira grande atualização da plataforma móvel da Microsoft desde outubro de 2012. O sistema incluirá recursos muito desejados como uma central de notificações e um assistente pessoal para concorrer com o Google Now e o Siri, além de vários recursos menores e correções de problemas. Segundo relatos esta versão também irá aproximar o Windows Phone do Windows RT, embora sem uma fusão completa das plataformas. 

A seguir compilamos tudo o que já sabemos sobre o Windows 8.1, baseado em informações publicadas em sites como o Reddit, The Verge, WinPhollowers e WPCentral.

Action Center

A tão esperada central de notificações, batizada pela Microsoft de "Action Center", será provavelmente um dos recursos-chave do Windows Phone 8.1, e segundo relatos parece bastante inspirada em um recurso similar no Android. Os usuários terão "botões" personalizáveis no topo da tela para ligar e desligar recursos como Wi-Fi e Bluetooth, além de uma lista de notificações agrupadas por app. 

Também há botões para limpar todas as notificações e acessar as configurações, e os desenvolvedores poderão ser capazes de adicionar, atualizar ou excluir notificações silenciosamente, conforme necessário. 

Conheça Cortana, sua assistente virtual

Os mais recentes "vazamentos" não trazem novidades sobre Cortana, uma tecnologia de assistente virtual que, espera-se, deve ser parte do Windows Phone 8.1. Segundo um artigo publicado pela Bloomberg neste mês o Foursquare pode desempenhar um papel importante, já que a Microsoft pagou US$ 15 milhões por uma participação no serviço.

A própria Microsoft disse à Bloomberg que "está desenvolvendo algumas experiências sensíveis a contexto que serão a base de alguns futuros produtos no Windows Phone". Um relato do site WPCentral afirma que Cortana se apresentará como um pequeno círculo azulado na tela, cuja aparência muda de acordo com a ação atual.

O nome parece familiar? Cortana é a inteligência artifical que é a assistente de Master Chief, protagonista da série de videogames Halo para o Xbox e Xbox 360.

Apps para monitorar bateria e armazenamento

O Windows Phone 8 introduziu um recurso chamado Data Sense para monitorar e definir limites no uso de dados. No Windows Phone 8.1 a Microsoft irá ampliar o conceito com o Battery Power Sense e Storage Sense. O primeiro irá mostrar aos usuários quais apps estão consumindo mais energia e prejudicando a autonomia de bateria, além de oferecer um modo de economia de energia. O segundo mostrará como os apps e o sistema estão usando a memória interna, e terá opções para mover apps e dados para um cartão SD.

Mudanças na multitarefa e navegação

Algumas possíveis mudanças de usabilidade tornarão mais fácil navegar pelo Windows Phone 8.1. No menu de multitarefa, os usuários poderão descartar apps abertos deslizando o dedo para cima, em vez de tocando num pequeno X. A lista de apps incluirá opções para organização por frequência de uso e data de instalação, em vez de apenas ordem alfabética. E assim como no Android, aparelhos novos poderão usar botões virtuais para representar as ações Voltar, Iniciar e Pesquisar, em vez dos atuais botões capacitivos logo abaixo das telas. E talvez seja possível mudar a cor da barra de navegação.

Convergência entre o Windows 8 e RT

A Microsoft não tem feito segredo sobre seus planos para combinar os ecossistemas de aplicativos do Windows Phone e Windows 8/RT, mas informações publicadas no Reddit sugerem que uma fusão completa dos sistemas não irá acontecer por enquanto. Ainda assim a Microsoft irá adicionar suporte a JavaScript ao Windows Phone 8.1, para que os desenvolvedores possam criar aplicativos para todos os sistemas de uma só vez. Um modelo para apps universais no ambiente de desenvolvimento Visual Studio pode tornar isso ainda mais fácil.

Outras mudanças

Há rumores de várias outras pequenas mudanças no Windows Phone 8.1, mas juntas elas tornam o sistema uma atualização significativa. Veja algumas delas.

- Gerenciador de Arquivos
- Suporte a VPN
- Controles de volume separados para campainha, mídia e notificações
- Atualização automática de apps
- Um player melhorado para vídeos do YouTube, com a opção de não rodar os vídeos em tela cheia
- Capacidade de que os apps definam lembretes de acordo com a localização.
- Possibilidade de mudar o app padrão para mensagens SMS
- Uma câmera aprimorada, com captura de várias imagens em sequência (Burst Mode)
 
A Microsoft provavelmente irá anunciar o Windows Phone 8.1 durante a edição 2014 da BUILD, sua conferência para desenvolvedores, que acontece em 2 de Abril. Uma pequena atualização do Windows 8.1 para PCs e tablet PCs, chamada de Update 1, também pode ser lançada durante a conferência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: PC World Online

Tags: windows phone 8.1 - smartphone - novo sistema





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: