Em 13/02/2014 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Policlínica Municipal vai realizar, dia 22, o segundo "Mutirão do Preventivo"

Mirna, primeira à direita, organiza o mutirão

Mirna, primeira à direita, organiza o mutirão

Download
No sábado, dia 22 de fevereiro, acontece na Policlínica Municipal Doutor José Juber Ribeiro o "Mutirão do Preventivo". O projeto idealizado pela enfermeira Mirna Silva Soares, do Posto de Saúde da Família da Vila Reis,foi aprovado este ano pelo secretário Municipal de saúde Geraldo Antonucci. O mutirão busca prevenir, além de orientar mulheres sobre a importância deste exame. O Preventivo, também conhecido como "Papanicolaou" é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.

Segundo a enfermeira Mirna, este exame é a melhor maneira de prevenir o câncer de colo do útero. "Muitas vezes, o câncer não apresenta nenhum sintoma imediato", afirma a enfermeira. É, também, a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. A realização periódica do exame permite que o diagnóstico seja feito cedo, com isso, diminui a mortalidade por este tipo de doença. Os sintomas do câncer do colo de útero só aparecem em fase já adiantada e as mais comuns são sangramento e dor durante as relações sexuais.

O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Além das coletas do preventivo serão oferecidas palestras. O farmacêutico Rodrigo Rafael Matias irá falar sobre alto-medicação, hipertensão e diabetes, e também uma palestra com a nutricionista Helena Peixoto Gouveia, onde será falado sobre a alimentação adequada para a mulher. O evento vai contar também com um café da manhã, além de sorteio de vários brindes.

De acordo com Mirna, o primeiro mutirão, realizado no dia 8 de fevereiro, atendeu cerca de 70 mulheres. "No próximo sábado, espero dobrar a quantidade de mulheres atendidas", enfatiza. A iniciativa vai começar às 8 horas da manhã e terminará ao meio dia, voltado exclusivamente para mulheres de 25 a 69 anos. "Aquelas que participarem vão ganhar massagem corporal e limpeza de pele", explica Mirna.

O mutirão conta com as enfermeiras Mirna Silva Soares, idealizadora do projeto, Milena Spindola, Raquel Justi, Sônia Maria Paes e Maria Francisca de Brito Nascimento, além da ajuda dos agentes comunitários Rosineide Gomes Cardoso, Joana Darc Souza Santiago e Bárbara da Glória Rocha de Souza e a esteticista Joana de Fatima Mota Machado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Matheus Polito

Tags: Preventivo, exame, Policlínica Municipal





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: