Em 11/02/2014 às 21h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Em março, meninas entre 11 e 13 anos de idade serão vacinadas nas escolas contra HPV

Lívia Milani, do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde

Lívia Milani, do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde

Download
A partir do dia 10 de março, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) estará disponível no Sistema Único de Saúde e as meninas de 11 a 13 anos poderão receber gratuitamente a imunização que chegará aos 36 mil postos de saúde da rede pública. No próximo ano, receberão a vacina meninas de 9 a 13 anos e, a partir de 2016, o público alvo do Ministério da Saúde será apenas meninas de 9 anos.

Em Cataguases, conforme informou a coordenadora municipal de Epidemiologia, Lívia Machado Milani, a vacina estará disponível nos postos de saúde com sala de vacinação, mas "o Ministério da Saúde quer que essa primeira dose seja ministrada em âmbito escolar e, por isso, a secretária municipal de Educação providenciará um censo escolar com o nome das estudantes das redes municipal, estadual e privada, de acordo com a faixa etária", destacou Lívia, lembrando que, "dessa forma, será estudada qual a melhor estratégia a ser utilizada para enviar equipes de saúde às escolas, a fim de vacinar essas meninas e alcançar a meta que é de 80% de cobertura", explicou.

A coordenadora de epidemiologia ressaltou que "o interesse do Ministério da Saúde em levar a campanha para as escolas é conseguir maior adesão à vacinação e envolver os estudantes no assunto, despertando neles a consciência em relação ao HPV e à importância da imunização". Conforme ainda revelou Lívia, a vacina contra HPV será administrada em 3 doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda e de sessenta meses entre a segunda e a terceira aplicações. "A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é quadrivalente e protege contra os quatro genótipos do HPV que mais estão relacionados à incidência de câncer de colo do útero. Há grande mortalidade de mulheres por esse câncer e, por isso, essa vacina é uma ótima conquista em direção à diminuição dessa incidência", concluiu Lívia.

Antes de as meninas serem vacinadas nas escolas, os responsáveis por elas serão comunicados e, se eles não quiserem que a imunização seja ministrada, deverão avisar à equipe de vacinação. Caso uma menina falte à aula no dia agendado para a vacinação em sua escola, ela poderá procurar um posto de saúde com sala de vacinação que terá direito a receber a dose.  Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 290 milhões de mulheres possuem HPV no mundo e a doença é o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás apenas dos tumores de mama e colorretal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Vacinação, HPV, meninas, escolas





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: