Em 10/02/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Apesar de inaugurado no último sábado, SAMU vai entrar em operação no próximo dia 15

Vereadores, provedor do hospital e o diretor da GRS, Willian Lobo de Almeida

Vereadores, provedor do hospital e o diretor da GRS, Willian Lobo de Almeida

Download
Foi inaugurada neste sábado, 8 de fevereiro, em Juiz de Fora, a Central Operativa da Rede de Urgência e Emergência Macro Sudeste que vai operar o SAMU. Com isso, 96 municípios da Zona da Mata, ou 1,6 milhões de pessoas passaram a ter o atendimento de urgência e emergência. A solenidade contou com a presença do governador Antônio Anastasia, do ex-secretário de estado da Saúde Antônio Jorge Marques, idealizador de todo o projeto, além do Diretor da Gerência Regional de Saúde em Leopoldina, o ex-prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, o provedor do Hospital Cataguases, José Eduardo Machado e os vereadores Vinicius Machado, Walmir Linhares, Michelângelo Correa e José Augusto Titoneli.

A solenidade foi realizada em frente à sede do Samu Regional, em um prédio ao lado do Hospital Regional de Urgência e Emergência, no Bairro São Dimas, Zona Norte. "Vamos ter esse atendimento de urgência formado, não só pelo Samu, que inicia os trabalhos imediatamente, mas por uma retaguarda de hospitais não só aqui, em Juiz de Fora, mas em toda região para atender os casos de emergência e urgência. É um projeto importante. Minas Gerais é o pioneiro nesse projeto no Brasil", destacou Anastasia. Já Willian Lobo, falou ao Site do Marcelo Lopes que a mudança é "o início de um novo modelo de saúde". Ele revelou também que o funcionamento efetivo do SAMU acontecerá no dia 15 próximo, "porque as ambulãncias estão sendo deslocadas para os municípios".

imageO investimento para a implantação da Central Operativa da Rede de Urgência e Emergência Macro Sudeste que também sedia o SAMU, foi de R$ 12,4 milhões, recursos do Governo de Minas  aplicados em sua  construção, compra de materiais, equipamentos e capacitação de equipes. A Central vai receber todas as ligações telefônicas de pedidos de atendimento do SAMU e a partir daí acionar as unidades nos municípios. Por exemplo, se alguém em Cataguases telefonar para o SAMu, um profissional desta Central, em Juiz de Fora, vai atender à ligação e em seguida vai acionar a ambulância do SAMU em Cataguases para efetuar o socorro. Em Cataguases a base descentralizada do SAMU funciona na Rua Gama Cerqueira, ao lado do antigo Pronto Cordis.

imageAlém de Cataguases outras 25 foram criadas e estão localizadas em Além Paraíba, Andrelândia, Astolfo Dutra, Bicas, Bom Jardim de Minas, Carangola, Ervália, Espera Feliz, Fervedouro, Goianá, Juiz de Fora (quatro bases), Laranjal, Leopoldina, Lima Duarte, Matias Barbosa, Miraí, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Rio Pomba, Rio Preto, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Firmino, Ubá e Visconde do Rio Branco. Também foram distribuídas 39 ambulâncias do Samu. Oito são unidades de suporte avançado, contando com um médico, um enfermeiro e o motorista. As outras 31 são unidades de suporte básico, integradas por um técnico de enfermagem e o motorista. As unidades de suporte avançado vão para os municípios de Carangola, Juiz de Fora (duas unidades), Leopoldina, Lima Duarte, Muriaé, Santos Dumont e Ubá. Abaixo o vereador Vinicius Machado com a coordenadora da base do SAMU em Cataguases, Alessandra. (Com informações da Agência Minas e Jornal Tribuna de Minas)

image

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: SAMU, urgência e emergência, saúde, hospital





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: