Em 08/02/2014 às 19h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Em 2013 Procon de Cataguases bateu recorde em número de atendimentos

Rafael revelou os números do Procon em 2013

Rafael revelou os números do Procon em 2013

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O coordenador do Procon de Cataguases, advogado Rafael Vilela Andrade, concedeu entrevista ao Site do Marcelo Lopes quando falou sobre as melhorias que o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor conseguiu realizar em 2013. De acordo com ele, uma das conquistas mais importantes foi o reconhecimento estadual do Procon de Cataguases. "Hoje o Procon deste município participa do Fórum dos Procons Mineiros, está interligado ao Procon Estadual através do Ministério Público de Minas Gerais  e tem grande participação nas discussões acerca dos direitos do consumidor no país", destacou o coordenador.

Rafael também ressaltou que, no ano passado, o Procon de Cataguases ampliou o quadro de funcionários, aumentou o horário de atendimento e mudou de endereço para um espaço mais apropriado. Conforme revelou, no atual endereço, (localizado na Rua Joaquim Peixoto Ramos, 173, Centro) há "duas salas de atendimento, onde os consumidores têm mais liberdade para falar sem constrangimento. Além disso, há um espaço arejado, com banheiro, área para aguardar o atendimento e, no quadro de funcionários, são duas servidoras, dois adolescentes cidadãos e quatro estagiárias, todos capacitados em ‘Defesa e Direito do Consumidor’, através da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, localizada em Brasília", disse.

imageOutra melhoria apontada pelo coordenador foi, segundo ele, "uma mudança de postura do Procon", que "passou a realizar audiências de conciliação, aplicar multas a maus fornecedores e fundamentar juridicamente as reclamações dos consumidores". Rafael disse que, em 2013, foram aplicados R$ 35 mil em multas e o número de atendimentos foi recorde, quando foram alcançados 4.938 registros entre reclamações e simples consultas. "Houve um aumento na procura de atendimentos do Procon de Cataguases e isso revela a confiança que ele conquistou dos consumidores. Ela é tamanha que as pessoas buscam o Procon para saber coisas que, às vezes, nem é relação de consumo, mas ainda assim procuram por orientação aqui", frisou o advogado.

Na oportunidade, Rafael também revelou o número de reclamações registradas em janeiro deste ano. Foram 279 atendimentos, número menor do que o de janeiro de 2013, quando 397 consumidores procuraram o Procon de Cataguases. "Isso já é consequência do bom trabalho vimos realizando e revela que os consumidores estão sendo mais respeitados por parte dos fornecedores que sabem da atuação do Procon. Deixo claro, ainda, que asa atividades do Procon são reguladas pela a Lei Municipal 3.127/2002 que autoriza e ampara o trabalho que nossa equipe vem fazendo. Desde que assumi este cargo, faço apenas aplicar a Lei, que existe desde quando eu nem sabia se seria advogado ou não", completou Rafael, explicando que "as estagiárias fazem os atendimentos, as servidoras supervisionam e dão prosseguimento aos casos e eu atuo quando as reclamações não são resolvidas e surge a necessidade de realizar audiência de conciliação e instaurar processo administrativo", finalizou ele, otimista com os bons resultados obtidos em 2013.
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Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Procon, Cataguases, consumidores, fiscalização





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