Em 22/01/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto Geração Saúde tem ainda 50 vagas para jovens cataguasenses com sobrepeso

Os alunos do projeto fazem aulas na Academia Equilibrar

Os alunos do projeto fazem aulas na Academia Equilibrar

Download
Funcionando desde outubro do ano passado em Cataguases, quando a Secretaria Municipal de Esportes firmou convênio com a Secretaria de Estado de Esporte e Juventude de Minas Gerais, o Projeto Geração Saúde já começa a apresentar seus primeiros resultados. Destinado a jovens de 12 a 19 anos com sobrepeso, ou seja, com o IMC (Índice de Massa Corporal) inadequado para sua faixa etária, o projeto permite aos participantes conquistar uma vida saudável através de exercícios físicos realizados em academia e de uma dieta balanceada, acompanhados por profissionais das áreas.

Conforme explicou o Secretário Municipal de Esportes, Ricardo Dias, pelo convênio, o projeto pode atender 100 jovens com este perfil na cidade. "No entanto, existem ainda cinquenta vagas ociosas, à espera de candidatos para o projeto", lembra. Ainda segundo ele, os exercícios físicos são realizados gratuitamente na Equilibrar, uma das mais modernas academias da cidade. "A Secretaria de Estado de Esporte e Juventude é quem subsidia as aulas", explica, lembrando que os beneficiários do projeto também são acompanhados por nutricionistas nos Postos de Saúde de seus bairros.

Conforme informou a proprietária da Equilibrar, a fisioterapeuta Fernanda de Oliveira Pereira, os jovens do projeto frequentam o local de segunda a sexta-feira, de 14 às 16 horas, sendo que cada um tem como compromisso participar de pelo menos nove atividades por mês, além do acompanhamento nutricional no Posto de Saúde do bairro de origem. "Porém eles podem vir três vezes por semana, para uma hora de aula. As atividades realizadas são circuitos (jump, corrida, corda, treinamento funcional, exercícios com caneleiras e halteres), spinning e musculação, sempre orientados por professores de educação física", explica. Para comprovar a frequência, os participantes fazem uso de controle biométrico e em caso de ser constatada um grande número de ausências, o aluno é automaticamente descredenciado do programa pela Secretaria de Estado de Esporte e Juventude. 

Para participar do Geração Saúde, o primeiro passo é procurar o Posto de Saúde mais próximo para uma avaliação física e com nutricionista, que vai apurar o IMC do candidato. "Em caso de IMC acima do ideal para a idade, o jovem é encaminhado à Secretaria Municipal de Esportes para fazer o seu credenciamento no projeto e começar a participar das atividades físicas", informou Ricardo Dias, lembrando que tudo é realizado gratuitamente. "Queremos que mais jovens que convivem com sobrepeso, influenciando negativamente sua saúde ou sua vida social, procure o projeto, pois é uma oportunidade ímpar. A Equilibrar oferece um tratamento espetacular para os participantes, num ambiente agradável, bem equipado e climatizado, sem falar nos excelentes profissionais que atuam lá", destacou o Secretário Municipal de Esportes. (Foto: Cristina Quirino)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: Geração Saúde, Cataguases, jovens com sobrepeso





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: