Em 17/01/2014 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cursos do Pronatec têm inscrições abertas até 10 de fevereiro

A coordenadora do Acessuas Trabalho, Janete Garcia, com alunos que participaram de cursos do Pronatec em 2013

A coordenadora do Acessuas Trabalho, Janete Garcia, com alunos que participaram de cursos do Pronatec em 2013

Download
Os oito cursos com inscrições abertas até dia o dia 10 de fevereiro pelo Pronatec são, na avaliação da coordenadora do Acessuas Trabalho, do Programa de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Janete Garcia, uma excelente oportunidade para quem deseja se capacitar para entrar preparado no mercado de trabalho ou mesmo montar seu próprio negócio. Além de oferecer cursos técnicos, de qualificação e capacitação, o Pronatec também atua na intermediação de mão de obra, encaminhando os alunos, depois de concluídos os cursos, ao emprego formal ou auxiliando quem deseja abrir seu negócio, uma vez que o Pronatec também prevê o acesso dos estudantes ao microcrédito, através de linhas de crédito específicas dos bancos oficiais.

Dos cursos com inscrições abertas, quatro são oferecidos pelo Ifet (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais), campus Rio Pomba. São eles auxiliar financeiro, com carga horária de 160 horas e destinado a pessoas com o ensino médio incompleto, qualificando o candidato a auxiliar no processo de planejamento e controle de finanças, apoiar o processo decisório com base em indicadores financeiros, operar os instrumentos para análise de risco e crédito e de operações bancária; cuidador infantil, também com carga horária de 160 horas e destinado a pessoas com o ensino fundamental completo, capacitando-os a cuidar da higiene, conforto e alimentação de crianças, a observar possíveis alterações no estado geral das mesmas e a zelar pela integridade física, além de prestar primeiros socorros e promover atividades lúdicas e de entretenimento.

O curso de padeiro é outro oferecido pelo Ifet. A carga horária é de 200 horas e é necessário que o candidato tenha pelo menos o ensino fundamental incompleto no segundo ciclo (do 6º ao 9º ano). Os alunos serão capacitados a elaborar produtos de panificação, realizando o preparo de massas, coberturas e recheios, de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde no trabalho. Também na área gastronômica, o curso de pizzaiolo possui carga horária de 160 horas e exige também a segunda fase do ensino fundamental incompleta. Os estudantes vão aprender com este curso a elaborar, preparar, montar e apresentar pizzas, molhos e coberturas, além de coordenar e controlar o recebimento, armazenamento e acondicionamento dos insumos.

Já o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece os cursos de confeccionador de lingerie e moda praia, com carga horária de 160 horas e necessidade de ensino fundamental incompleto em seu segundo ciclo, capacitando o aluno a atuar na indústria do vestuário, na modelagem e confecção de lingerie e moda praia; eletricista industrial, também com 160 horas de carga horária e para candidatos com o segundo ciclo do ensino fundamental incompleto, para executar trabalhos de montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão, e de sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, interpretando esquemas e diagramas, realizando levantamento de carga, montagem de quadro de distribuição e de comando, instalação de dispositivos, componentes e materiais, e programando controladores lógicos, de acordo com as normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

Outro curso oferecido pelo Senai é o de modelista, com 160 horas de carga e também destinado a alunos com o segundo ciclo do ensino fundamental incompleto, capacitando-os a modelar peças do vestuário, considerando a estrutura, caimento e sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas na ficha técnica para elaboração de moldes. Por fim, o curso de instalador hidráulico residencial, também ministrado pelo Senai, tem carga horária de 200 horas e é destinado a pessoas com o primeiro ciclo do ensino fundamental incompleto (1º ao 5º ano). As mesmas serão qualificadas para executar instalações de sistemas hidráulicos de água fria e quente e de tubulações para esgoto; montar e desmontar caixas d´água, identificar e reparar defeitos na rede de água e esgoto. Além disso, o aluno vai aprender a executar atividades de prevenção e correção nas instalações hidrossanitárias, identificar as ferramentas e os equipamentos necessários para a execução dos trabalhos, conforme normas técnicas.

A coordenadora Janete Garcia destacou que o atendimento aos interessados é realizado na sede do Acessuas Trabalho, situado à rua Dr. Antônio Lobo Filho, 184 (Secretaria de Assistência Social) e também nos Cras (Centros de Referência em Assistência Social) dos bairros Leonardo (rua José Alício, 380), São Vicente (rua Orestes Spínola) e do distrito de Sereno (avenida Manuel Inácio Peixoto). Os cursos são oferecidos para cidadãos cadastrados nos programas do Governo Federal (CADÚNICO), com renda familiar de até três salários mínimos. Janete explica que quem ainda não se cadastrou, mas possui este perfil, poderá fazê-lo para participar dos cursos do Pronatec. Maiores informações pelo telefone 3429-2564.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: Pronatec. Secretaria Municipal de Assistência Social, Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: