Em 04/01/2014 às 19h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Jornal carioca lança dúvida sobre a segurança da barragem da Bela Ischia em Astolfo Dutra

Fachada da fábrica Bela Ischia, em Astolfo Dutra

Fachada da fábrica Bela Ischia, em Astolfo Dutra

Download
O jornal O Dia, deste sábado, 4 de janeiro, publica uma nota preocupante para Astolfo Dutra e região. Assinada pelo renomado jornalista Fernando Molica, o texto fala de uma possível ameaça ambiental por conta das condições de segurança da barragem da Bela Ischia. Veja, abaixo, a nota na íntegra:

"O risco de vazamento da barragem da Belsa Ischia, fábrica de sucos que fica em Astolfo Dutra (MG), ameaça os rios Pomba e Paraíba do Sul, que cortam o Estado do Rio. No reservatório, de 5 mil metros cúbicos, há restos de frutas e produtos químicos como soda cáustica e ácido nítrico."

"Secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, acionou a Agência Nacional de Águas e a Fundação do Meio Ambiente de Minas. Quer que seja feita uma barreira de contenção no local, que fica a 180 metros do Rio Pomba."

"Segundo Minc, a barragem está ameaçada pela chuva. Ele teme catástrofes como as de 2003 e 2007, quando houve derramamento de produtos químicos no Rio Pomba."

A nota de O Dia vai contra às ações desenvolvidas pela empresa que produz 4 milhões de litros de sucos por mês. Em meados do ano passado a direção da Bela Ischia divulgou ter investido R$ 2 milhões em projeto voltados para garantir a sua autossuficiência de água e em tecnologias ecologicamente eficientes. 

A reportagem do Site do Marcelo Lopes tentou falar com a direção da empresa até o fechamento desta matéria, mas ninguém atendeu aos telefonemas. Segundo apurou a reportagem, a Bela Ischia tem um açude de seis hectares, possui estação de tratamento com capacidade para 700 mil litros/dia, além de outra estação de tratamento de efluentes. 

imageEm entrevista concedida à agência RPM Comunicação e publicada no dia 19 de junho de 2013, ao Jornal Brasil Online, do Distrito Federal, o diretor geral da empresa, Rodrigo Tilli, abordou as ações da empresa relativas ao Meio Ambiente.

"Temos um cuidado muito grande na captação em águas superficiais, preservação dos mananciais subterrâneos. E como toda a água residual só é devolvida ao meio ambiente após ser previamente tratada, trabalhamos para a conservação dos rios e lençóis subterrâneos. É nosso dever conservar os rios e proteger a biodiversidade", destacou.

A mesma matéria revela que "a Bela Ischia também faz reflorestamento, com plantio de árvores nativas ao redor do açude, e utiliza a técnica da compostagem, onde todo resíduo orgânico é reaproveitado para a produção de adubos utilizados nos próprios pomares. Hoje a empresa reutiliza e recicla cerca de 90% dos resíduos sólidos gerados", finaliza o texto daquela agência de comunicação. (Fotos: reprodução internet)

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Bela Ischia, O Dia, açude, barragem, Astolfo Dutra





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: