Em 17/12/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases vai implantar o programa de Vigilância Socioassistencial, pioneiro na região

Sebastião "Tatá", secretário interino de Assistência Social

Sebastião "Tatá", secretário interino de Assistência Social

Download
A Secretaria Municipal de Assistência Social em Cataguases vai criar a área de Vigilância Socioassistencial cujo objetivo é produzir e sistematizar informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos. Com base nestas informações, aquela Secretaria saberá quais medidas tomar para melhorar a qualidade dos serviços e a abrangência dos atendimentos prestados à população. 

Por meio de levantamento dos dados estatísticos e avaliação das reais demandas, o novo serviço, além de monitorar, vai contribuir para identificar quais os caminhos que a Assistência Social deve seguir para alcançar todos os que, em Cataguases, efetivamente precisam de suas ações, revelou o secretário interino de Assistência Social, Sebastião Rui de Almeida, o "Tatá".

O coordenador da Proteção Social Básica, Murilo Matias, ressaltou que a Vigilância Socioassistencial vai funcionar através de uma equipe de profissionais que vai buscar o conhecimento da realidade nos diversos bairros de Cataguases e municiar a Secretaria com estas informações que vão servir para o aprimoramento dos serviços oferecidos às famílias e indivíduos assistidos no município. 

"Estamos construindo o entendimento de Vigilância Sociassistencial e isso é muito importante para Cataguases, que, na região, é pioneira nesse sentido", disse Murilo, lembrando que, "para garantir qualidade de serviço à população, é preciso pensar além dos números estatísticos e considerar, por exemplo, as relações de vínculos comunitários, bem como atender às demandas sociassistenciais de cada região".

imageDe acordo com a coordenadora da Vigilância Sociassistencial de Cataguases, Agda Roberta (foto ao lado), "estamos iniciando este trabalho com cautela e muita seriedade porque sabemos o quanto será importante para o futuro de nossas ações. Logo após esta etapa, vamos conhecer as localidades e propor ações necessárias para melhorar os atendimentos ali realizados e ampliar as ofertas", explicou. 

A Vigilância Socioassistencial é um dos assuntos descritos na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social, de 2012. Em linhas gerais, ela cumpre o papel de assegurar o controle de qualidade das políticas de assistência social do município. O Projeto que normatiza a Vigilância Sociassistencial de Cataguases foi enviado à Câmara Municipal de Cataguases para ser votado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Vigilãncia Socioassistencial, Secretaria Municipal de Assistência Social, Prefeitura de Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: