Em 16/12/2013 às 17h51 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Dois lançamentos mobilizam o meio cultural cataguasense no fim de semana

Renatta Barbosa autografa seu primeiro livro

Renatta Barbosa autografa seu primeiro livro

Download
A atriz, jornalista, desenhista, professora e agora escritora Renatta Barbosa, lançou no último sábado, 14 de dezembro, no Centro Cultural Humberto Mauro, o seu singelo e ótimo livro "A Cidade do Casamento". Ao seu lado, o já consagrado escritor Ronaldo Werneck, fez o lançamento da edição especial do também respeitado Suplemento Literário Minas Gerais, que encarta o jornal oficial do governo de Minas, todo organizado por ele. 

O resultado do trabalho de Ronaldo (foto abaixo) - como já era esperado - foi excelente. A seleção de textos, a escolha do material, enfim, não podia ser melhor. É uma síntese de um período e sua extensão aos dias atuais com os novos expoentes culturais da cidade: o escritor Luiz Ruffato e o Polo do Audiovisual. E como disse Ãngelo Oswaldo, ex-prefeito de Ouro Preto no texto de abertura do Suplemento, que Ronaldo abre a publicação "Cataguases é a cidade síntese do século XX em Minas Gerais por sua persistência na construção da modernidade". O material escolhido pelo poeta cataguasense é a confirmação material de que a afirmação de Ângelo é correta. O Suplemento atualiza para a nova geração esta história cultural de Cataguases. Ronaldo Werneck mais uma vez acertou na mosca para a sorte de nós leitores. 

imageRenatta Barbosa, apresenta-nos seu primeiro livro e, de cara, a gente percebe que a moça é um poço de talento. É uma atriz fantástica, uma jornalista copetente a ponto de já ter uma pós, professora encantada com a arte de ensinar, desenhista por vocação e uma escritora de futuro garantido e espaço já conquistado no meio editorial, ouso arriscar. Em "A Cidade do Casamento" ela escreveu o texto e criou as ilustrações, teve a feliz ideia de também traduzir para o inglês abrindo ainda mais o leque de possibilidades de leitura de sua obra, gostosa, divertida e bastante criativa. O livro será muito bem recebido pelo público infantil cataguasense, carente de escritores da terra, e pode até desdobrar-se em uma etapa do genial projeto Conversando com o Escritor, da não menos competente Andrea Toledo, dentre outras possibilidades.

O Centro Cultural foi tomado por convidados que compareceram em peso e prestigiaram os dois lançamentos. De artistas a jornalistas e de escritores a artistas plásticos, passando pelo Secretário Municipal de Cultura e diretores de fundações culturais da cidade, havia um bom tempo que não se via tanta gente que produz cultura junta. E, para terminar, é preciso registrar que o excelente livro de Renatta Barbosa só veio à lume, graças à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, carinhosamente apelidada de "Lei Ascânio Lopes". Veja mais fotos na galeria abaixo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Renatta Barbosa, Ronaldo Werneck, A Cidade do Casamento, Suplemento Literário





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: