Em 08/12/2013 às 12h02 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

A peça "Jardim sem Mobília" arranca aplausos emocionados da plateia

Marquinho em uma das cenas de "Jardim sem Mobília"

Marquinho em uma das cenas de "Jardim sem Mobília"

Download
Na última sexta-feira, 6 de dezembro, no Centro Cultural Humberto Mauro, foi encenada a peça Jardim sem Mobília, um monológo que fala da convivência, relacionamentos e reminiscências de um personagem voltado para o passado e que tem na figura materna um de seus principais eixos. Interpretado pelo talentoso ator cataguasense Marco Andrade, o Marquinho, que também escreveu o roteiro e assina a direção, a peça integra a programação do Projeto Usina Cultural, que tem produção de Fausto Menta, apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

Com texto e direção do próprio Marquinho, a peça alterna recordações e ficção. Com uma boa dose de amargura e frustração, fornecidas ao espectador em gotas homeopáticas, vai-se tendo contato com as angústias, algumas alegrias e até uma quase frequente vontade de morrer do personagem. Às vezes denso, outras mais onírico, o roteiro de Jardim sem Mobília prende a plateia até o fim porque instala no inconsciente coletivo o que há de vir, a expectativa no futuro. Tudo isso narrado de uma forma tranquila, como se fosse fruto de uma longa reflexão em que resta à ele, personagem, apenas resignar-se com a realidade. Um rio de emoções variadas percorre a platéia que, atenta, assiste a tudo como cúmplice de uma situação que ninguém escolheu. 

Longe de ser uma ode à depressão ou ao baixo astral, Jardim sem Mobília revela-nos uma outra face, ainda pouco conhecida do Marquinho ator, que ficou conhecido fazendo humor. Aqui, ele assume a dificil tarefa de comandar o espetáculo sozinho e de nos apresentar uma situação em que o riso fica contido por conta da história de vida do personagem. Mas o que poderia parecer um desafio, afinal, monólogos são sempre o "bicho papão", a maior prova para atores, nosso conterrâneo, tira de letra e dá até a impressão de que no palco há outras pessoas em cena. Marquinho domina com maestria a arte de interpretar. É um ator por excelência que não se intimida com os desafios. Assistindo-o interpretar a gente tem a sensação de que para ele tanto faz o humor rasgado de "Dasdô e Maculada", o stand up que também experimentou, o palhaço que tantas vezes encarnou, o drama de Brecht ou o monólogo. Marquinho se sai bem em todos e nos emociona a cada personagem.

Veja mais fotos do espetáculo na galeria abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: teatro, Usina Cultural, Marquinho Andrade, Jardim sem Mobília





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: