Em 05/12/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Comportamento de risco é o foco da campanha contra a Aids da Secretaria de Saúde

A equipe da coordenadoria municipal DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, com o apoio da Polícia Militar, durante a campanha na Praça Rui Barbosa.

A equipe da coordenadoria municipal DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, com o apoio da Polícia Militar, durante a campanha na Praça Rui Barbosa.

Download
Foi realizada durante toda esta quarta-feira, 4 de dezembro, na Praça Rui Barbosa, a campanha da coordenadoria municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde de Cataguases, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, que foi comemorado no dia 1º. Com o lema "A três é mais gostoso", a campanha teve como objetivo sensibilizar a população sobre o uso da camisinha, que seria o terceiro "parceiro" da relação, conforme explicou a responsável pelo setor, Tairises da Silva Roque.

Na oportunidade, foi montada uma barraca na praça com farta distribuição de materiais informativos, além de 1600 kits e mais de 5 mil camisinhas. "Estudos mostram que a maioria da população sobre da importância do uso da camisinha, no entanto, especialmente os jovens, têm deixado de usar o preservativo. Por isso, hoje se fala mais em comportamento de risco do que em grupo de risco",explicou Tairises.

Segundo levantamentos daquela coordenadoria, Cataguases conta hoje com 144 pacientes infectados pelo HIV em tratamento. Segundo Tairises Roque o maior número de casos é entre pessoas do sexo masculino, mas o crescimento de casos da doença entre mulheres chama a atenção, assim como entre pessoas idosas.  Ela também lembrou que atualmente os testes anti-HIV são gratuitos e podem ser solicitados no PSF (Programa Saúde da família),dos bairros ou no Centro de Testagem e Aconselhamento, da Secretaria de Saúde. "As pessoas já estão conscientizadas sobre o que fazer para prevenir a doença; mas ainda existe relutância no uso do preservativo na hora da relação. Por isso fizemos esta campanha ‘A três é mais gostoso’ para lembrar que com o preservativo, a relação é mais segura e, portanto, mais prazerosa", concluiu.


P.S.: A matéria foi alterada para corrigir o número de pacientes infectados pelo HIV em tratamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: comportamento de risco - campanha - aids





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: