Em 04/12/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Procon revela cuidados na hora de comprar e comércio já tem horário definido para o Natal

O comércio já tem um horário especial de funcionamento para o período natalino

O comércio já tem um horário especial de funcionamento para o período natalino

Download
Com a aproximação das festas de fim de ano, o Procon de Cataguases orienta os consumidores a ficarem atentos na hora de comprar, observando preço, formas de pagamento e de financiamento, taxas de juros e procedência dos produtos a serem adquiridos. Além disso, o órgão de proteção e defesa do consumidor alerta sobre a compra por impulso e ressalta que as pessoas devem adquirir apenas o necessário.

Conforme destaca o advogado Rafael Vilela, coordenador do Procon, "90% dos consumidores compram por impulso e é muito fácil observar isso, por exemplo, nos mercados, quando as pessoas vão comprar certa quantidade de itens e, ao passar pelas prateleiras, acabam adquirindo mais produtos do que o planejado. Nessa perspectiva, o coordenador diz que "antes de qualquer coisa, os consumidores devem evitar os excessos".

Sobre as taxas de juros, formas de pagamento e financiamento, Rafael alerta que "sempre quando o consumidor for comprar uma mercadoria, o vendedor é obrigado a esclarecer prestando-lhe informações sobre valores, inclusive eventuais seguros. Além disso, o consumidor também deve ficar atento quanto à origem do produto e observar se existe estoque para sua reposição caso esteja danificada ou assistência técnica próxima, para atender eventuais problemas", sublinha o coordenador.

As compras pela internet, de acordo com as orientações do coordenador, merecem uma atenção ainda maior. "Hoje existe um decreto que obriga os sites de vendas a informar o endereço físico da loja, CNPJ e o horário de funcionamento. Nesse sentido, devemos optar pelos produtos dos que atendem a essas regulamentações e sempre desconfiar daqueles que oferecem produtos com preços absurdamente abaixo do mercado", acrescenta Rafael, concluindo que, "independente do produto adquirido ou do fornecedor, o cupom fiscal deve ser exigido no ato da compra, uma vez que ele é o único documento que garante a cobrança dos direitos do consumidor caso haja problemas".

O Sindicato do Comércio de Cataguases, em parceria com o Sindicato dos Empregados de Cataguases, também definiu o horário especial de funcionamento do comércio neste fim de ano. De 16 a 20 de dezembro, os estabelecimentos comerciais funcionarão de 8 às 20 horas, no dia 21, sábado, de 8 às 17 horas, e, no domingo, 22, de 9 às 14 horas. No dia 23, o horário de funcionamento será de 8 às 21 horas e, na véspera do Natal, o comércio de Cataguases funcionará de 8 às 20 horas. Os supermercados não abrirão aos domingos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Natal, Procon, comércio, horário especial





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: