Em 03/12/2013 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Inglês e Educação Física podem deixar de ser obrigatórias nas séries iniciais das escolas municipais

Duas disciplinas podem deixar de ser obrigatórias nas escolas do município (foto ilustrativa)

Duas disciplinas podem deixar de ser obrigatórias nas escolas do município (foto ilustrativa)

Download
Na última semana uma notícia da área educacional gerou polêmica em Cataguases, principalmente nas redes sociais: o fim das aulas de Inglês para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) e de Educação Física para os alunos da Educação Infantil, nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A reportagem do Site do Marcelo Lopes procurou a Secretaria de Educação de Cataguases para esclarecer o assunto. Conforme informou a Coordenadora Pedagógica daquela pasta, Sandra Moutinho da Rocha, as mudanças na Grade Curricular destes alunos vêm ao encontro ao que diz a Legislação Educacional.

Ela informou que, embora tenha sido introduzido há alguns anos na Grade do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), o Inglês não faz parte da Base Nacional Comum, onde se encontram disciplinas obrigatórias, como Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. "No entanto, é possível inserir o Inglês ou outra disciplina equivalente na Parte Diversificada da Grade. Conforme a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), uma Língua Estrangeira Moderna deve ser obrigatoriamente incluída na Parte Diversificada a partir da 5ª série (6º Ano). Assim, a equipe técnica-pedagógica da Secretaria de Educação depois de perceber a necessidade de ampliar as aulas de Língua Portuguesa e Matemática, optou pela retirada da Língua Estrangeira, onde não há obrigatoriedade", explicou Sandra.

Com relação às aulas de Educação Física, Sandra Moutinho informou que o assunto ainda está em estudo. "Ainda não definimos se a Educação Física sairá realmente da Grade dos alunos da Educação Infantil, Creches e Pré-Escolas". Ela acrescentou que os estudos feitos pelo setor técnico daquela Secretaria chegaram a um entendimento "que a Educação Física para esta faixa etária é complemento curricular", tomando por base para esta conclusão diversos artigos da LDB.

Ainda conforme Sandra, assim, entendido como complemente curricular, os alunos da Educação Infantil não deixarão de praticar Educação Física que poderá e "certamente será trabalhada na disciplina Música e Movimento, sob a Regência de Professor Nível I, como os demais componentes curriculares obrigatórios da LDB", salientou. Ela completa lembrando que os professores de Educação Física em Cataguases são concursados para a Regência de aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). "Como estão nomeados em número superior ao necessário para composição de turmas neste nível de ensino, esta Secretaria tem admitido o trabalho nos Anos Iniciais", concluiu Sandra, reiterando que este assunto "não está definido porque ainda está em estudo."


P.S. Matéria foi corrigida às 12h30 de 03/12/2013. No último parágrafo do texto, onde se lia "anos iniciais", lê-se Educação Infantil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: Inglês, Educação Física, escolas municipais, Educação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: