Em 01/12/2013 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Saúde lança campanha de prevenção pelo Dia Mundial de Combate à Aids

Hoje, domingo, 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids e uma campanha de prevenção será realizada em Cataguases

Tairises Roque coordena os setores de DST-Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde

Tairises Roque coordena os setores de DST-Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde

Download
A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar no dia 4 de dezembro, de 9h às 15h, na Praça Rui Barbosa a campanha "A três é mais gostoso", em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado neste domingo, 1º de dezembro. Conforme explica a coordenadora do programa DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Tairises da Silva Roque, o título da campanha é sugestivo, pois insere um terceiro elemento nas relações: o preservativo. 

"A epidemia de Aids está concentrada nos grandes centros urbanos, onde também estão as maiores proporções de casos da doença nas populações em situação de maior vulnerabilidade. No entanto, a epidemia se dissemina dos grandes centros para municípios de médio e pequeno porte. Mais de 95% da população brasileira sabe que o uso do preservativo é a melhor maneira de prevenir a infecção pelo HIV. No entanto, pesquisas mostram que, nos últimos anos, houve queda no uso de preservativo, sendo ela mais preocupante entre jovens", explica.

Segundo Tairises, a campanha será direcionada para toda a população de Cataguases, "considerando que não há mais grupo de risco e sim comportamento de risco", acrescenta. Na oportunidade, serão disribuídos insumos de prevenção como camisinha feminina e masculina, gel lubrificante, kits preventivos, folders educativos e orientações pertinentes as DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. "O teste também poderá ser solicitado neste dia, lembrando que ele é sigiloso e gratuito", informa. Aliás, qualquer pessoa pode fazer o teste, basta procurar o PSF (Programa Saúde da Família) mais próximo ou o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), na Secretária de Saúde, de segunda à sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas. 

Tairises Roque informou que, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, a incidência de Aids em Cataguases ocorre desde o ano de 1985, quando foi notificado o primeiro caso. Na tabela ao final desta matéria é possível comparar a ocorrência de casos desde aquele ano até hoje, entre homens e mulheres.

"É evidente também que a concentração de casos é maior na faixa etária entre 20 e cinquenta e nove anos de idade. A partir da década de 2000, observamos um aumento da incidência de casos de Aids também entre os idosos", revela a coordenadora, explicando que estudos mostram que isto pode ser explicado pelas transformações ocorridas na estrutura populacional, em função do aumento da expectativa de vida da população. Outro fator citado por Tairises é o avanço tecnológico, com a produção de medicamentos que permitem o prolongamento da atividade sexual entre os idosos. "Também chama a atenção o aumento do número de casos em mulheres, embora a maioria deles ainda se concentre no sexo masculino", concluiu.

image



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: Aids, DST, Saúde, Tairises Roque





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: