Em 29/11/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Detentos do presídio em Cataguases lançam o livro "Poetas da Liberdade"

Diversas autoridades prestigiaram o lançamento do livro de poemas

Diversas autoridades prestigiaram o lançamento do livro de poemas

Download
O Presídio de Cataguases realizou nesta quinta-feira, 28 de novembro, às 10h30, no auditório da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, mais conhecido como "Colégio Cataguases", o lançamento do livro "Poetas da Liberdade", com poemas escritos por presos que estudam na escola que funciona dentro daquela unidade prisional enquanto cumprem suas penas. O livro foi elaborado por Ana Idalina de Carvalho, professora naquela escola.

O lançamento do livro contou com a participação do ex-detento Rafael Carvalho Oliveira, que escreveu o poema "Família", que diz, "Não vejo a hora de curtir a liberdade junto com minha família, vivendo e curtindo a felicidade... Agora te falo, qual foi meu mérito: abandonar o crime e fazer rap em um caderno." Outro poema que mostra o ótimo nível dos trabalhos que compõem a obra é do detento Airton Willian O. Figueira de Menezes.  "As grades", que diz, "Hoje acordei e olhei para as grades: estou tentando me acostumar com elas porque sei que são fases... Para essa vida que me trouxe para as grades, eu nunca mais irei voltar".  

imageO livro conta com quase cinquenta poemas, revelou Alan Neves, diretor geral do presídio e idealizador da publicação. "Tive vontade de mostrar para as pessoas que desconhecem o universo prisional, especialmente os jovens, a situação de alguém privado de liberdade e os trabalhos desenvolvidos pela ressocialização", explicou o diretor.  Lá dentro, enquanto são ressocializados os presos tem acesso a escola, curso profissionalizante, trabalho, entre outros projetos socioculturais. "A ideia é mostrar novos caminhos ao reeducando e, também, proporcionar à Secretaria de Educação, caso queira, uma fonte de pesquisa que sirva como trabalho de prevenção à criminalidade em debates nas salas de aula," disse o Diretor Geral, Alan Neves.

Ainda durante o lançamento os presos autores autografaram a obra para os convidados enquanto era servido um coquetel por outro grupo de detentos que recentemente concluíram o curso de garçom realizado dentro do Presídio de Cataguases através do Pronatec. Prestigiaram o lançamento do "Poetas da Liberdade" o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira; a coordenadora da Defensoria Pública em Cataguases, Eliana Maria Oliveira Spíndola; a Juiza da Vara Criminal, Márcia Victoria Souza; os diretores do Colégio Cataguases e da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, responsável pela escola do presídio, Dowglas Rodrigues Moura e João Dioni Sarquer Augusto respectivamente, além de representantes do Tiro de Guerra e da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina. (Com informações de Idalina Carvalho e fotos cedidas pelo presídio de Cataguases)
 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: presídio, detentos, poesia, Alan Neves





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: